MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uso de imagem de torcedor em partida para publicidade não enseja indenização
Direito Privado

Uso de imagem de torcedor em partida para publicidade não enseja indenização

Para STJ, não há ofensa ao bem personalíssimo, pois as filmagens não destacam a imagem do autor, que está no contexto de uma torcida, com vários outros torcedores.

Da Redação

terça-feira, 16 de junho de 2020

Atualizado às 16:55

A 3ª turma do STJ negou nesta terça-feira, 16, indenização para torcedor que alegou uso indevido de sua imagem, captada quando assistia a uma partida de futebol, por empresa automobilística.

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, explicou que, em regra, a autorização do uso de imagem deve ser expressa, mas que a depender das circunstâncias - especialmente quando se trata de imagem de multidão, pessoa famosa ou ocupante de cargo público -, há julgados no STJ em que se admitem o consentimento presumível.

"De um lado, o uso da imagem da torcida, em que aparecem vários de seus integrantes, associado a partida de futebol, é ato plenamente esperado pelos torcedores, porque costumeiro nesse tipo de evento. De outro lado, quem comparece a um jogo esportivo não tem a expectativa de que sua imagem seja explorada comercialmente associada à propaganda de um produto ou serviço."

t

Conforme S. Exa., não há ofensa ao bem personalíssimo da imagem se não configurada a projeção, a identificação e a individualização da pessoa nela representada.

"Embora não seja possível presumir que o recorrente, enquanto torcedor, presente ao estádio para assistir a partida de futebol, tenha tacitamente autorizado a recorrida a usar sua imagem em campanha publicitária de automóvel, não há falar em da moral, porque o cenário delineado nos autos revela que as filmagens não destacam a sua imagem, se não inserida no contexto de uma torcida, com outros vários torcedores."

A decisão do colegiado foi unânime.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas