MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Terminais de consulta a processos beneficiam advogados e população no MA

Terminais de consulta a processos beneficiam advogados e população no MA

Da Redação

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Atualizado às 07:52


On-line


Terminais de consulta a processos beneficiam advogados e população no MA

 

 

Dentro de aproximadamente 60 dias, o Fórum da capital, a sede da OAB/MA e um bairro populoso da capital receberão terminais de consulta a processos. O projeto é de autoria da Corregedoria Geral da Justiça e tem suporte da Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça.

 

O acesso aos terminais será gratuito, e será de simples operação.

Processos de qualquer natureza, com exceção dos que estiverem sob segredo de Justiça, poderão ser consultados pelos advogados, juízes e até pelas partes, bastando inserir o número ou o nome de uma das partes no sistema.

 

A questão segurança foi um item bastante visado pela Diretoria de Informática do TJ. O diretor Fernando Pinheiro Júnior explicou que os terminais utilizam sistema com linguagem java de programação, que será interligado ao Themis, e serão instalados links diretos com criptografia, garantindo o controle das informações.

 

Foram adquiridas seis máquinas, num investimento inédito na área, que beneficiará toda a população e melhorará de forma considerável o processo de gestão da tecnologia da informação do TJ e CGJ. A instalação efetiva dos equipamentos depende apenas do término da licitação.

 

O presidente da OAB/MA, José Caldas Góis, afirma que a medida aproxima ainda mais a OAB do Judiciário maranhense, consolidando uma parceria que beneficiará tanto os advogados quanto os jurisdicionados. "A iniciativa democratiza e moderniza a Justiça e a tornará mais célere", conclui.

_____________