MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Entenda relação de advogado de Flávio Bolsonaro com caso de criança desaparecida em 92
Crime

Entenda relação de advogado de Flávio Bolsonaro com caso de criança desaparecida em 92

Delegado do caso chegou a pedir prisão de Frederick Wassef por pertencer ao grupo LUS, alvo da investigação.

Da Redação

terça-feira, 23 de junho de 2020

Atualizado às 13:36

A prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, em investigação que apura esquema na Alerj, trouxe à tona o nome de Frederick Wassef, dono da residência onde Queiroz se escondia.

A mídia chamou a atenção para o fato de Wassef ser ligado à família Bolsonaro e se dizer inclusive advogado do presidente. Com a "fama repentina", repercutiram reportagens que revelariam um suposto passado sombrio do advogado: segundo os jornais, seu nome estaria relacionado a trágico episódio do desaparecimento de crianças em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 1992.

Mas será que houve, de fato, participação do advogado nos fatos criminais?

Para responder a esta perguntas, conversamos com dois entendidos do caso: Ivan Mizanzuk, pesquisador e autor de série sobre um dos casos criminais, e o criminalista Figueiredo Basto, que atuou no caso.

O caso Evandro

O desaparecimento de dois meninos entre 6 e 7 anos marcaram o início da década de 90: Leandro Bossi, em fevereiro, e Evandro, em abril. O primeiro nunca mais foi encontrado. O corpo de Evandro foi encontrado dias após seu sumiço, sem as mãos, cabelos e vísceras. À época, acreditava-se que os desaparecimentos estavam relacionados a seitas e rituais satânicos.

É aí que entra o suposto envolvimento de Wassef: ele era um dos integrantes do grupo LUS - Lineamento Universal Superior, ligado a ufologia e religião. O grupo promoveu um encontro em Guaratuba e esteve hospedado no hotel Villa Real na ocasião do desaparecimento do primeiro garoto, que teria ocorrido nas imediações daquele hotel. A mãe de Leandro, o primeiro garoto desaparecido, trabalhava no hotel, onde o menino foi visto pela última vez.

t

O delegado que investigava o primeiro caso, Luiz Carlos de Oliveira, de fato pediu a prisão dos líderes do grupo LUS - Valentina e seu marido, o argentino Taruggi -, bem como de Frederick Wassef, que pertencia ao grupo e os acompanhava.

t

t

A prisão de Wassef, por sua vez, nunca chegou a ser autorizada pela Justiça. Ainda assim, o advogado teria conversado com membros do Ministério Público de forma espontânea.

Na ocasião, explicou, segundo a declaração constante no documento, como se juntou ao Grupo LUS; que viu em uma banca de jornais o livro "Deus - A grande farsa", de autoria da líder Valentina, que conta a experiência dela nos primeiros contatos com seres alienígenas, que vinham a este mundo para trazer respostas ou verdades sobre o mundo em que vivemos.

Ainda de acordo com o depoimento do advogado, o livro revela que Deus não é o criador do Universo, nem seria responsável pelas aflições e sofrimentos que a humanidade passa, "mas sim um ser representante do mau", "que a autora trata Deus escrevendo em letra minúscula bem como em alguns trechos chamando-o de capeta ou besta enfurecida".

t

Tempos depois, o próprio delegado do caso Leandro teria descartado o envolvimento de Wassef com o desaparecimento dos garotos. No fim das contas, os integrantes do grupo LUS não chegaram a ser acusados formalmente neste caso.

Desfecho

O caso do primeiro garoto, Leandro, nunca foi solucionado. O advogado Figueiredo Basto destaca que, embora os acusados no caso Evandro tenham confessado o desaparecimento do garoto, as autoridades do Paraná não levaram adiante a investigação.

Quanto ao caso Evandro, houve condenações após acusados confessarem o crime. O caso, por sua vez, pode ter reviravoltas. Neste ano, Ivan Mizanzuk revelou áudios que, segundo ele, provam que os então suspeitos pelo desaparecimento e morte de Evandro Ramos Caetano foram torturados para confessar o crime.

Entrevistados

Ivan Mizanzuk é um pequisador de um dos casos e produziu o podcast "O caso Evandro", do Projeto Humanos, que se assemelha a um documentário em formato de áudio, além de um livro-reportagem ainda não lançado sobre o mesmo tema. Ele conversou com o Migalhas sobre o tema e disponibilizou documentos.

Antônio Augusto Figueiredo Basto atuou no caso Evandro por mais de 20 anos, desde 1993, em defesa de 5 dos 7 acusados. Para ele, o caso Evandro demonstra enorme erro Judiciário. Ele informa que a defesa vai ingressar com revisão criminal para que haja investigação sobre as torturas, além de buscar reverter a condenação de quatro pessoas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas