MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Posto que teve irregularidade mínima em combustível pode restabelecer inscrição
Combustível

Posto que teve irregularidade mínima em combustível pode restabelecer inscrição

Magistrado considerou que desvio ínfimo não caracteriza fraude dolosa na adulteração.

Da Redação

terça-feira, 23 de junho de 2020

Atualizado às 09:48

O juiz de Direito Antonio Carlos Lombardi de Souza Pinto, da vara da Fazenda Pública de Taubaté/SP, determinou que seja restabelecida a inscrição estadual de um posto que apresentou desconformidade mínima no combustível, até o final do julgamento do recurso administrativo. Para o magistrado, "a quantidade do desvio é ínfima, não caracterizando, a princípio, fraude consistente na adulteração dolosa do combustível pelo revendedor".

t

Caso

Trata-se de mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado por um posto de combustível contra ato do delegado Tributário do Vale do Paraíba/SP, visando a concessão de efeito suspensivo a recurso administrativo interposto contra ato de cassação de sua inscrição estadual.

A cassação baseou-se em exame laboratorial que teria constatado adulteração no combustível de uma das bombas de abastecimento do impetrante.

"Desvio ínfimo"

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que a análise de três amostras de combustíveis das bombas de abastecimento do estabelecimento impetrante, constatou na amostra de "Gasolina Comum Tipo C - Aditivada" o percentual de 1% acima do permitido.

Para o juiz, ainda que o artigo 1º da lei estadual 11.929/05 defina a comercialização de combustível em "desconformidade com as especificações estabelecidas pelo órgão regulador competente" como causa suficiente para a cassação da inscrição estadual, tal dispositivo legal deve ser entendido de acordo com a sua finalidade.

"A quantidade do desvio é ínfima, não caracterizando, a princípio, fraude consistente na adulteração dolosa do combustível pelo revendedor, uma vez que tal margem não lhe traria benefício algum a justificar a adulteração."

O juiz afirmou ainda que não foi detectada a presença de marcador ou outro indicativo de adulteração.

O magistrado evidenciou também a desproporcionalidade da medida, já que a alteração somente foi constatada em um dos tanques do impetrante, enquanto a medida de cassação da inscrição estadual ocasiona o impedimento de comércio de todo o estabelecimento.

"A cassação de inscrição estadual é medida demasiadamente drástica, que, de fato, infringe a proporcionalidade e razoabilidade, vez que pune o impetrante na mesma medida que sanciona empresas criminosas que burlam a lei, adulterando combustíveis para a obtenção de lucros ilícitos e a sonegação de impostos."

Por esses motivos, concedeu a segurança pleiteada para atribuir efeito suspensivo ao recurso administrativo interposto pelo impetrante, com o consequente restabelecimento de sua inscrição estadual até que o referido recurso seja definitivamente julgado.

O advogado Onivaldo Freitas Junior (S. Freitas Advogados) representa o posto.

Leia a decisão.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas