MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TCU quer ouvir explicações de Moro sobre suposto recebimento ilícito de salário
Quarentena

TCU quer ouvir explicações de Moro sobre suposto recebimento ilícito de salário

Procuradoria pediu imediato corte de salário do ex-ministro em razão de ele estar exercendo atividades remuneradas como colunista em veículos de comunicação.

Da Redação

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Atualizado às 11:46

Após representação formulada pelo subprocurador-Geral Lucas Rocha Furtado, pedindo imediata suspensão do pagamento do salário de Sergio Moro, que se desligou do ministério da Justiça em abril, o TCU quer ouvir explicações do ex-ministro acerca da suposta quebra de quarentena.

t

Ao analisar o pedido, o ministro do TCU Bruno Dantas verificou que a procuradoria não apresentou elementos que sugira ou demonstre que a atividade desenvolvida pelo ex-ministro como colunista em veículos de comunicação é, de fato, remunerada.

"Importante, por isso, ouvir o Ministério da Justiça quanto às supostas irregularidades ventiladas na exordial desta representação, bem como o interessado, o ex-Ministro Sérgio Fernando Moro, para que, se assim desejar, apresente manifestação acompanhada de informações acerca de contratos de trabalho, remunerados ou não, que tenha firmado desde que deixou o cargo."

Para o ministro, a questão merece ser examinada em duas perspectivas: Primeiro acerca da regularidade do recebimento de recursos públicos concomitantemente à existência de outras fontes de subsistência, vez que só se justifica a remuneração na quarentena para que o ex-agente possa se manter afastado de qualquer fonte de conflito de interesses. Em seguida, analisar a natureza do trabalho a ser desempenhado.

Representação

Na representação, subprocurador-Geral Lucas Rocha Furtado, do MP de Contas, explica que, de acordo com a lei 12.813/13, autoridades que se desligam das funções de Estado ficam impedidas de exercer algumas atividades privadas durante um período de seis meses, a chamada "quarentena". O objetivo da quarentena é evitar o uso de informações privilegiadas em benefício de interesses privados.

Moro foi autorizado pela Comissão de Ética da Presidência da República a exercer atividades docentes e a escrever artigos em veículos de comunicação. No entanto, a conduta de Moro, para o autor da peça, está em desacordo com os princípios da legalidade e da moralidade: "há sim irregularidade quando Sergio Moro recebe recursos públicos para deixar de trabalhar (prazo de seis meses da quarentena) quando, em verdade, está trabalhando".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas