MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre, aos 84 anos, o jurista Aristoteles Atheniense
Falecimento

Morre, aos 84 anos, o jurista Aristoteles Atheniense

Professor, ex-presidente da OAB/MG, ex-conselheiro Federal e ex-vice-presidente do Conselho Federal, Aristoteles Atheniense era um dos maiores nomes da advocacia mineira.

Da Redação

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Atualizado às 13:42

t

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 3, aos 84 anos, o advogado Aristoteles Atheniense (OAB/MG 6.285)Ex-presidente da OAB/MG, ex-conselheiro Federal e ex-vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Aristoteles Dutra de Araújo Atheniense era um dos maiores nomes da advocacia mineira.

Era graduado pela Faculdade de Direito da UFMG (Turma de 1959). Presidiu a seccional mineira por dois períodos (1979 a 1983); foi Secretário Geral do Conselho Federal (1993/1995), vice-presidente nacional da OAB (2004/07) e presidente da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB (2007/10). Foi conselheiro Federal da OAB/MG em quatro mandatos (1991/93; 1993/95; 2004/07; 2007/10).

Era membro da Federação Interamericana dos Advogados, do American Bar Association, da Federação Internacional dos Advogados, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (Cadeira nº 6 - Rodolpho Jacob).

Foi presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas (2013/17), onde ocupava a Cadeira nº 37, que tem como patrono o jurista Lincoln Prates. Recebeu o título de cidadão Honorário de Belo Horizonte, Uberaba, Salinas e Pitangui.

Também era diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais. Foi ainda professor de Direito da PUC-MG.

  • Veja abaixo a nota oficial do escritório Aristoteles Atheniense Advogados.

___________

Prezados colegas e amigos:

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Dr. ARISTOTELES ATHENIENSE, fundador e sócio do ARISTOTELES ATHENIENSE ADVOGADOS.

Há 60 anos à frente do escritório, o Dr. Aristoteles Atheniense atuou como um verdadeiro maestro regendo a sua orquestra, com impecável conhecimento de todos os seus instrumentos, oferecendo aos clientes uma atuação eficiente, sempre com muito profissionalismo. Os advogados que com ele trabalharam puderam captar o que havia de melhor na advocacia com um verdadeiro mestre, que desempenhou com amor e dedicação a profissão escolhida.

Os seus ensinamentos ficarão para sempre emoldurados em cada conquista e nas oportunidades oferecidas a todos que tiveram a ventura de com ele atuar ou, de alguma forma, fazer parte de sua caminhada nesta vida.

Perdemos hoje não só um homem de bem, um pai de família, um esposo, um grande advogado, mas um verdadeiro amigo, que a todos, independente de classe social ou da proximidade que com ele tinha, oferecia uma palavra de conforto, seja nos momentos tristes ou alegres, com o único interesse de ajudar, de estar presente.

Que Deus o tenha em seu Aprisco e conforte os corações de todos que sofrem com a sua partida!

Patrocínio

Patrocínio Migalhas