MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Escritório contrata legaltech para agilizar processos de compliance dos clientes
Otimização

Escritório contrata legaltech para agilizar processos de compliance dos clientes

Kronoos oferece busca de dados em mais de 1.300 fontes para identificar patrimônio, envolvimentos em casos de corrupção, problemas ambientais e outros

Da Redação

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Atualizado em 14 de julho de 2020 12:47

O  escritório full-service com mais de 60 anos no mercado contrata a legaltech Kronoos para otimizar os processos de compliance nos processos de seus clientes. Baseada em tecnologias de ponta para mineração de dados e crawling, a plataforma permite a busca de informações de CPFs e CNPJs em mais de 1300 fontes, reduzindo a poucos segundos um procedimento que levaria vários dias.

t

"A ferramenta agrega muito valor à pesquisa, pois permite levantar dados em muitas fontes diferentes, de maneira rápida e eficiente. Utilizamos a ferramenta para além do compliance, inclusive, pois ela fornece informações relevantes para qualquer tipo de contencioso, como fiscal e trabalhista", afirma Camila Spinelli, sócia do Motta Fernandes Advogados.

A plataforma busca dados junto a processos em todos os tribunais brasileiros, Ministérios Públicos do Trabalho, COAF, OFAC, FATCA, OIT, assim como em cadastros negativos de crédito como Serasa e SPC para detectar a existência de cheques sem fundos e protestos, por exemplo.

Conforme explica a advogada, a crise tem impulsionado fusões e aquisições e muitas empresas estão buscando informações sobre a idoneidade de possíveis parceiros e sócios, assim como dados que mitiguem riscos das operações. Também em momentos de recessão, aumenta-se a inadimplência. "Temos mais processos de cobrança em andamento, que resultam em execução. Conseguir levantar o patrimônio do devedor e das demais pessoas envolvidas, com rapidez, faz toda a diferença", destaca.

O sistema consegue apontar com precisão o envolvimento de determinada pessoa ou empresa, seus sócios ou familiares, em casos de fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, crimes ambientais ou emprego de mão de obra escrava e infantil. Outra funcionalidade é o apontamento se a pessoa está politicamente exposta ou não, permitindo ainda a pesquisa de bens e veículos.

"Temos registrado um crescimento constante da procura por nossos serviços desde o ano passado, mas nos últimos meses a demanda se intensificou e podemos afirmar que houve um aumento de 40%. As empresas estão com muita pressa de resolver suas situações para iniciar um novo tempo e não estão dispostas a esperar pelos processos manuais", afirma o CEO da Kronoos, Alexandre Pegoraro.

t