MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli suspende tramitação de recurso sobre alcance de sentença em ação civil pública
Processos suspensos

Toffoli suspende tramitação de recurso sobre alcance de sentença em ação civil pública

Matéria está sob análise do STF em RE com repercussão geral e determinação de suspensão nacional de processos, mas teve julgamento marcado no TRT-10.

Da Redação

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atualizado às 08:23

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, suspendeu a tramitação de recurso contra decisão da Justiça do Trabalho que, em ação civil pública, reconheceu a prática de assédio moral organizacional no Banco Santander e condenou o banco a adotar, em todo o território nacional, medidas para prevenir e reprimir tais práticas. O julgamento pela 1ª turma do TRT da 10ª região estava marcado para esta quarta-feira, 22.

t

No recurso, o Santander questiona o alcance nacional da condenação imposta na sentença, tendo em conta o art. 16 da lei da Ação Civil Pública (lei 7.347/85). Ao conceder liminar na Rcl 42.302, o ministro Toffoli salientou que todos os processos que discutem a abrangência do limite territorial para a eficácia das decisões proferidas em ACP tiveram a tramitação suspensa em todo o país por determinação do ministro Alexandre de Moraes até que o STF discuta a matéria no RE 1.101.937, que teve repercussão geral reconhecida (tema 1.075).

Segundo Toffoli, a inclusão do processo em pauta pelo TRT-10 configura desrespeito à ordem de suspensão nacional dos processos, determinada em abril deste ano. "Sem emitir juízo de valor a respeito da matéria jurisdicional debatida nos autos principais, a matéria versada no feito de origem encerra discussão, ainda sem solução definitiva, que envolve a aplicação do artigo 16 da lei 7.347/85."

A decisão, proferida na reclamação de relatoria da ministra Rosa Weber, teve como base o artigo 13, inciso VIII, do RISTF, que autoriza o presidente a decidir questões urgentes nos períodos de recesso ou de férias.