MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Menor emancipado aprovado em concurso público deve ser empossado
Concurso público

Menor emancipado aprovado em concurso público deve ser empossado

Adolescente aprovado para cargo em Universidade tem 17 anos.

Da Redação

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atualizado às 16:08

Adolescente de 17 anos aprovado em concurso para cargo público deve ser nomeado e empossado pela Universidade de Brasília. Assim determinou a juíza Federal Iolete Maria Fialho de Oliveira, titular da 22ª vara/SJDF, ao conceder segurança.

t

O MS foi impetrado pelo jovem contra reitor da Universidade objetivando sua posse no cargo público. Ele alegou que tem 17 anos e é emancipado civilmente por seus pais, e que foi aprovado em concurso público, mas a autoridade se negou a nomeá-lo e empossá-lo por ser menor, à luz do disposto na lei 8.112/90.

Asseverou na impetração, no entanto, que, com a edição do CC/02, posterior àquela, não há mais óbice para que o menor aprovado em concurso possa ser nomeado e empossado.

Ao analisar o pedido, a magistrada acolheu o pedido, confirmando medida liminar. A decisão provisória considerou que a pretensão encontra amparo na jurisprudência, e que com a edição do CC/02, "não há mais dúvida de que a emancipação torna a pessoa natural capaz de praticar todos os atos da vida civil", não podendo ser exceção o prover e exercer cargo público.

Assim, determinou a posse do impetrante no cargo de assistente em administração, para o qual foi aprovado.

  • Processo: 1009740-18.2019.4.01.3400

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas