MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC instaura IRDR sobre remição de pena a presos que tiveram trabalho suspenso na pandemia
Remição de pena

TJ/SC instaura IRDR sobre remição de pena a presos que tiveram trabalho suspenso na pandemia

Defensoria pleiteou HC coletivo para remição ficta a presos que perderam a possibilidade da benesse.

Da Redação

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Atualizado às 14:16

A 2ª câmara Criminal do TJ/SC decidiu instaurar IRDR - incidente de resolução de demandas repetitivas para deliberar a respeito da possibilidade de extensão do alcance da norma prevista no art. 126, § 4º da lei de execução penal, que trata de remição de pena, aos presos que eram beneficiados com a remição por trabalho, estudo ou leitura, e tiveram a benesse interrompida pelas medidas adotadas contra o coronavírus.

t

O colegiado julgava HC coletivo impetrado pela Defensoria Pública de SC, com pedido liminar, em favor de todos os presos do Estado que tiveram as atividades de estudo, trabalho e/ou leitura suspensas em razão das medidas contra o coronavírus.

A defensoria alega que os presos vinham se beneficiando das atividades pela possibilidade de remição de pena, e que a situação foi interrompida por fatores externos, que fogem ao controle do indivíduo. Assim, pleiteiam coletivamente a remição ficta a todos os presos, provisórios e definitivos, que tiveram as atividades suspensas.

O colegiado, ao apreciar os autos, decidiu suspender o julgamento e instaurar IRDR. Os desembargadores constataram a existência de dezenas de processos, alguns deles de abrangência coletiva, que tratam da possibilidade da concessão de remição. Assim, consideraram oportuna a instauração de incidente de resolução de demandas repetitivas para definir a interpretação do Tribunal sobre a matéria.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas