MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lava Jato na saúde? Bretas, do RJ, manda prender Baldy, secretário de Doria em SP
Operação

Lava Jato na saúde? Bretas, do RJ, manda prender Baldy, secretário de Doria em SP

Secretário de Transportes do Estado de SP foi inexplicavelmente preso hoje cedo a mando do juiz da Marcelo Bretas, da 7ª vara Federal do RJ.

Da Redação

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Atualizado às 14:18

Por autorização de Marcelo Bretas, a força tarefa da Lava Jato prendeu, nesta quinta-feira, 6, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos de SP, Alexandre Baldy. Segundo informes desencontrados, ele seria suspeito de desvios na Saúde do Rio de Janeiro e São Paulo. O pesquisador da Fiocruz, Guilherme Franco Netto, também foi preso juntamente com outras duas pessoas.

t

De acordo com investigações, o secretário do governador João Doria responde por atos ilícitos e suspeitos antes de assumir a pasta. A PF explicou que identificou "conluio entre empresários e agentes públicos, que tinham por finalidade contratações dirigidas".

Baldy, que é conhecido e querido por uma infinidade de pessoas, foi preso em sua casa em SP e levado para a sede da PF na capital paulista. Empresário de sucesso, milionário, Baldy é daqueles que faz política pela vocação de servir. E na sua vida pública, até este fato, que precisa ainda ser devidamente explicado pelas autoridades, não há uma mácula. Ao contrário, o que se conhece de Baldy é um homem de caráter, profissional sério e preocupado com as coisas públicas, dedicado à família e ao trabalho.

Busca e apreensão

Ao todo, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do RJ, expediu seis mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Petrópolis/RJ, São José do Rio Preto/SP, Goiânia e Brasília. A operação é um desdobramento das investigações realizadas no âmbito das operações Fatura Exposta, Calicute e SOS.  

O que se pode presumir, pelo que se noticiou até agora, é que se trata de mais um caso daqueles que surgem a partir de delações decorrentes de investigações inicialmente sem vínculo com o processo original. Algum investigado em desvios no Rio de Janeiro, pra livrar-se da responsabilidade, dirige acusações (fundadas ou não) contra autoridades de maior destaque e projeção. Baldy, como se sabe, é um dos políticos mais talentosos da nova geração.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas