MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá na próxima semana se técnico pode assumir responsabilidade por farmácias
Saúde

STF decidirá na próxima semana se técnico pode assumir responsabilidade por farmácias

Processo de repercussão geral acerca da lei 13.021/14 está na lista do plenário virtual que se inicia na sexta-feira, 14.

Da Redação

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Atualizado às 12:28

O plenário do STF julgará a possibilidade de técnico em farmácia assumir a responsabilidade por drogaria após a vigência da lei 13.021/14.

O processo com repercussão geral acerca da matéria, de relatoria do ministro Marco Aurélio, está na lista para julgamento em sessão do plenário virtual que se iniciar na próxima sexta-feira, 14. 

A lei 13.021/14, em análise no julgamento, prevê que farmácias e drogarias deixam de ser estabelecimentos comerciais para se tornarem unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. 

Passou-se a se exigir, para assunção de responsabilidade técnica por drogaria, a formação em nível superior de Farmácia. Além de equiparar drogarias às farmácias, - ambos estabelecimentos de saúde - a lei delimita a atuação do Farmacêutico, concedendo a este, privativamente, a responsabilidade técnica por "farmácias de qualquer natureza", impossibilitando ao Técnico em Farmácia (profissional de nível médio) assumir a responsabilidade técnica mesmo que por drogaria. 

t

O caso 

Um profissional sem curso superior pediu ao Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais a sua inscrição como Técnico em Farmácia para assumir a responsabilidade técnica da sua drogaria, em Contagem, emitindo-se, para isso, o CRT - Certificado de Regularidade Técnica. O pedido foi negado. 

Judicializada a questão, em 1º grau foi assegurado o direito de inscrição nos quadros do CRF/MG, impedindo, porém, a assunção da responsabilidade técnica pela drogaria, em sentença que foi mantida pelo TRF da 1ª região e, posteriormente, pelo STJ. 

O técnico recorreu ao Supremo alegando violação ao trabalho e dignidade humana, à livre iniciativa, à auto-organização, à livre concorrência e à saúde. A repercussão geral da matéria foi reconhecida pela Corte em maio do ano passado, por maioria, vencidos os ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. 

Constitucionalidade da lei 

Para o constitucionalista Saul Tourinho Leal, do escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia, que defende o CRF/MG no STF, "o art. 196 da Constituição dispõe que a saúde é garantida por medidas econômicas e associa suas políticas à redução do risco de agravos, incluindo ações e serviços para a sua proteção. Ações que são, no art. 197, de relevância pública, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre fiscalização e controle. Não à toa, compete ao SUS controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos. Também compete ao Poder Público controlar a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida".  

A manifestação juntada aos autos pelo CRF/MG traz pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, realizada pelo Instituto Datafolha, constatando que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros, que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

A pesquisa mostra que, depois do médico, a internet é a segunda fonte de informação mais consultada para sanar dúvidas relacionadas ao uso de medicamentos. Os farmacêuticos são apenas a quarta fonte consultada, tendo sido citados por 6% dos entrevistados na citada pesquisa. 

Os patronos do Conselho lembram que o curso de Farmácia integra a área da saúde, tendo tratamento diverso das profissões derivadas das liberdades de manifestação do pensamento e artística. Por isso, precedentes como o que dispensou jornalistas do diploma de curso superior ou o que dispensou os músicos da inscrição à Ordem dos Músicos seriam inaplicáveis ao caso em julgamento no STF.   

Já a Anvisa, em manifestação juntada aos autos, concluiu que "não há possibilidade da responsabilidade técnica [por drogaria] ser atribuída ao técnico em farmácia". Essa também é a opinião apresentada pela Procuradoria-Geral da República, pela Advocacia-Geral da União e pelo próprio Ministério da Saúde. 

"Defendemos na Suprema Corte a constitucionalidade da Lei nº 13.021/2014, por não violar o trabalho e dignidade humana, a livre iniciativa, auto-organização e livre concorrência ou a saúde", finalizou o constitucionalista Saul Tourinho Leal. 

Confira a manifestação.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas