MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Trench Rossi Watanabe assessora chinesa SPIC em projetos de energia no Porto do Açu (RJ)
Business

Trench Rossi Watanabe assessora chinesa SPIC em projetos de energia no Porto do Açu (RJ)

A operação também contempla a participação da empresa nos futuros projetos de expansão como parte da estratégia geral para o hub de gás doméstico e energias renováveis.

Da Redação

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Atualizado às 11:00

Trench Rossi Watanabe assessorou a multinacional chinesa de energia SPIC Brasil em contrato vinculante para a aquisição de 33% do capital nas usinas termelétricas GNA I e GNA II no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, para a geração de 3 GW de energia. As usinas compõem o maior complexo de geração de energia a gás da América Latina, com capacidade instalada suficiente para fornecer energia para até 14 milhões de domicílios.

t

 "Essa foi uma operação extremamente complexa, que envolveu uma avaliação regulatória detalhada nos setores de energia, gás natural e portos - incluindo a análise de contratos de compra e venda de energia no mercado regulado, contratos de fornecimento de gás e aspectos relacionados ao terminal de GNL e à unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) -, além do envolvimento em negociações com grandes players durante todo o período da pandemia do COVID-19", explica o sócio José Roberto Martins, que esteve à frente da operação com o sócio Mauricio Pacheco.

 A operação também contempla a participação da  SPIC Brasil, subsidiária da State Power Investment Corporation da China, nos futuros projetos de expansão GNA III e GNA IV, como parte da estratégia geral para o hub de energia e gás doméstico e energias renováveis. O complexo GNA de gás e energia terá capacidade total instalada de 6,4 GW e a estimativa de investimento é de aproximadamente US$ 5 bilhões.

t