MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vista de Gilmar Mendes suspende julgamento sobre legitimidade do MP para conduzir investigação criminal
Investigação criminal

Vista de Gilmar Mendes suspende julgamento sobre legitimidade do MP para conduzir investigação criminal

Até o momento, há quatro votos pela legitimidade, e dois votos pela ilegitimidade do parquet.

Da Redação

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Atualizado às 11:46

Pedido de vista do ministro Gilmar Mendes interrompeu a análise, pelo plenário do STF, de ADIn em que se debate se o Ministério Público possui legitimidade para conduzir diligências investigatórias criminais.

O julgamento virtual teve início em junho, quando então foi suspenso por vista de Alexandre de Moraes. Até o momento, há dois votos pela ilegitimidade do parquet - do relator, Marco Aurélio, que foi acompanhado por Toffoli -, e quatro no sentido da legitimidade - do ministro Fachin, que foi acompanhado por Cármen e Rosa, e do ministro Alexandre de Moraes.

t

Caso

A COBRAPOL - Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis ajuizou ADIn, com pedido de concessão de liminar, buscando a declaração de desarmonia, com a CF, do artigo 35, inciso XII, da LC 106/03, do Estado do Rio de Janeiro. Eis o teor do dispositivo atacado:

Art. 35. No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: [...]

XII - representar ao órgão jurisdicional competente para quebra de sigilo, nas hipóteses em que a ordem judicial seja exigida pela Constituição da República, sempre que tal se fizer necessário à instrução de inquérito policial, à investigação cível ou criminal realizada pelo Ministério Público, bem como à instrução processual;

Para a Confederação, a lei, ao permitir a realização de investigações criminais pelo MP, repercute diretamente nas atribuições típicas da polícia civil. Além disso, ressalta inexistir previsão constitucional de poderes de investigação do Ministério Público.

Em 2015, o plenário do STF entendeu que o MP tem competência constitucional para promover investigação de natureza penal, ressalvadas as hipóteses de reserva constitucional de jurisdição e respeitados os direitos e garantias que assistem a qualquer pessoa sob investigação do Estado.

Relator

O ministro Marco Aurélio, relator, julgou procedente a ação a fim de declarar inconstitucional a expressão "ou criminal" da lei. Marco Aurélio ressaltou que os preceitos constitucionais que tratam das funções e atribuições do Ministério Público são bem claros. "Nenhum deles leva a concluir estar autorizada a investigação criminal, ao contrário."

O relator afirmou que legitimar a investigação por parte do titular da ação penal é inverter a ordem natural dos papéis: "o responsável pelo controle não pode exercer a atividade controlada", ressaltou.

Veja o voto do ministro, que foi acompanhado por Dias Toffoli.

Divergência

O ministro Edson Fachin inaugurou divergência assentando a constitucionalidade do dispositivo questionado. Fachin ressaltou o julgamento de recurso em 2015, quando o plenário do STF decidiu que o Ministério Público dispõe de competência para promover, por autoridade própria, e por prazo razoável, investigações de natureza penal.

Edson Fachin explicou que o tal precedente reconheceu que: (i) não há uma espécie de "monopólio" da polícia para a atividade investigatória; (ii) a previsão normativa ampara-se nos poderes implícitos de que deve dispor o parquet para realizar investigações penais; e (iii) embora seja parte, a atuação do Ministério Público não coloca em risco o devido processo legal, desde que resguarda a prerrogativa dos advogados e a reserva de jurisdição.

Em seu voto, S. Exa. citou outros julgados do STF que vão neste sentido e entendeu que "não há como se acolher o pedido formulado na inicial para afastar a possibilidade de o MP conduzir, ainda que nos termos aqui delineados, as investigações preliminares. Por essa razão, é constitucional o artigo 35, inciso XII, da LC 106/03, do Estado do RJ, a implicar a improcedência da presente ação direta".

Veja o voto do ministro Edson Fachin, que foi acompanhado por Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Voto-vista

Em voto-vista, Alexandre de Moraes destacou que a CF/88 ampliou as funções do MP, "transformando-o em um verdadeiro defensor da sociedade, tanto no campo penal quanto no campo cível".

Destacou ainda o que decidido pelo STF quando reconheceu, inclusive em regime de repercussão geral, a competência do parquet para promover a colheita de elementos de prova que demonstrem indícios de autoria e materialidade de delitos no âmbito de investigação criminal.

Assim, também entendeu pela improcedência da ação.

Leia o voto

Patrocínio

Patrocínio Migalhas