MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É nula multa do Procon com base em lei estadual inconstitucional
Execução fiscal

É nula multa do Procon com base em lei estadual inconstitucional

Com base neste entendimento, a Justiça de SC extinguiu execução fiscal.

Da Redação

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Atualizado às 16:22

t

O juiz de Direito Marco Augusto Ghisi Machado, de Florianópolis/SC, julgou embargos procedentes para anular multa aplicada por Procon do município de Itajaí contra instituição financeira

A autora contestou execução fiscal do município a, alegando a inconstitucionalidade da lei estadual (12.573/03) que respaldou a penalidade.

Ao analisar o pleito, o magistrado acolheu a tese autoral. O juiz Marco Machado lembrou precedente da própria Corte Especial do STJ.

"Evidencia-se dos termos dos precedentes citados que a jurisprudência dos tribunais superiores entendeu que a competência para legislar sobre atendimento bancário, especialmente o presencial, está afeto aos municípios por se tratar de interesse puramente local, afastando-se daí a defendida competência concorrente."

Dessa forma, concluiu o julgador, em sendo o ato normativo que subsidiou a ação do órgão de defesa do consumidor local inconstitucional, é insubsistente a multa administrativa aplicada com respaldo nele. Assim, foi extinta a execução fiscal.

O advogado Bruno Cavarge (Coelho & Morello Advogados Associados) representa a instituição.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas