MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ainda em setembro, desembargador nega HC em razão de festas de fim de ano
Penal

Ainda em setembro, desembargador nega HC em razão de festas de fim de ano

Magistrado considerou que paciente poderia retornar à suposta prática delitiva, "ainda mais nesta época de festejos de final do ano".

Da Redação

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Atualizado às 15:10

Em plantão, o desembargador Márcio Vidal, do TJ/MT, negou pedido de HC a mulher presa preventivamente por roubo. Em sua decisão, do dia 5/9, o magistrado, como se já estivesse nas boas festas de dezembro, considerou que "a paciente, em liberdade, poderá, em tese, retornar à suposta prática delitiva, ainda mais nesta época de festejos de final do ano".

t

O pedido de HC foi impetrado contra ato da 4ª vara Criminal de Várzea Grande/MT, que decretou a prisão preventiva da paciente, presa, inicialmente, em flagrante. Ela é acusada pela suposta prática dos crimes previstos no artigo 157, § 2º, inciso II, do Código Penal c/c artigo 288 do decreto-lei 2.848/40 e artigo 180 do Código Penal.

Ao analisar o caso, o magistrado não constatou a existência do fumus boni iuris e do periculum in mora aptos a ensejar a concessão liminar.

"Dessarte, da análise perfunctória própria desta fase de cognição sumária, não ficou comprovado, de plano, o constrangimento propalado na exordial, sendo imperioso destacar que a concessão da liminar exige que o direito ambulatorial do paciente transpareça límpido e despido de qualquer incerteza, o que, como visto, não é o caso."

O desembargador afirmou ainda que o juízo de origem fundamentou a decisão constritiva na garantia da ordem pública, "consubstanciada na gravidade do delito praticado com violência e grave ameaça".

"Nessa esteira, a decretação da prisão preventiva deve ser mantida, dado ao fato da ausência de provas da ilegalidade do ato atacado, bem como para manter a ordem pública, haja vista que a paciente, em liberdade, poderá, em tese, retornar à suposta prática delitiva, ainda mais nesta época de festejos de final do ano."

Sendo assim, não concedeu o pedido.

Veja a decisão.