MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça do DF autoriza retorno das visitas presenciais no Complexo Penitenciário da Papuda
Pandemia

Justiça do DF autoriza retorno das visitas presenciais no Complexo Penitenciário da Papuda

As visitas estavam suspensas desde 11 de março em razão da covid-19.

Da Redação

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Atualizado às 17:33

t

A juíza de Direito Leila Cury, da vara de Execuções Penais do DF, determinou o retorno das visitas presenciais no Complexo Penitenciário da Papuda a partir da próxima quarta-feira, 16. As visitas estavam suspensas desde 11 de março em razão da pandemia. A magistrada acatou o protocolo sugerido pelo secretário de Administração Penitenciária, Agnaldo Novato Curado.

A magistrada também autorizou a retomada dos benefícios externos, bem como as saídas temporárias e 'saidinhas' para todos os reeducandos que têm direito.

"É chegado o momento de se reiniciar gradualmente o convívio mais estreito entre a população privada de liberdade e seus entes queridos e, ainda, a retomada das atividades laborais e de estudo externo."

Com o retorno das visitas presenciais, os presos e familiares deverão seguir uma série de protocolos. A magistrada anotou em sua decisão:

"É preciso ressaltar que o sistema prisional conta, na atualidade, com 14.886 (quatorze mil oitocentos e oitenta) pessoas recolhidas, apenas sob a custódia da SEAPE, de modo que as medidas ora adotadas visam não somente a salvaguarda da saúde delas e dos profissionais que atuam no sistema prisional, como das pessoas que nele ingressarão para visitação."

Por determinação de Leila Cury, permanecerão suspensas as visitas religiosas, pesquisas acadêmicas e visitas de veículos de imprensa enquanto durar a pandemia.

  • Processo: 0401846-72.2020.8.07.0015

Veja a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas