MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Resgate da Cidadania"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Resgate da Cidadania"

Os artigos que integram o livro foram escritos e publicados entre 2018 e 2020, em jornais como O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense.

Da Redação

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atualizado às 09:13

No livro "Resgate da Cidadania" (SESI-SP Editora - 108p.) Ruy Martins Altenfelder da Silva reúne mais de vinte artigos que tratam de temas essenciais ao interesse nacional: políticas públicas, constituição brasileira, relevância das Santas Casas, ética, valorização da educação e de iniciativas como a da Lei da Aprendizagem, geração de emprego e comunicação como estratégia para o sucesso empresarial.  

t

No prefácio, o jurista Ives Gandra da Silva Martins destaca que "Ruy é um patriota, no verdadeiro conteúdo ôntico da expressão. Escreve para levar suas ideias a outros, mas, principalmente, para auxiliar o país a refletir sobre os destinos que pretende seguir".   

Nesse exercício de reflexão, o autor afirma que combater os excessos burocráticos é imprescindível para o desenvolvimento do país. E acrescenta: "a burocracia excessiva promove exclusão social e econômica, na medida em que a maioria dos brasileiros não conhece nem metade das formalidades que deve cumprir. Ela está na raiz da negação de acesso aos direitos mais básicos".  

Ruy indica, ainda, que "os princípios éticos são fundamentos importantes para nortear as ações das pessoas num país que se pretenda, verdadeiramente, democrático e justo". Para tanto, o autor reforça a necessidade de o Brasil contar com estadistas que pensem nas próximas gerações e assumam posições claras e éticas.    

Sobre a Constituição brasileira de 1988, Ruy enfatiza que "os governantes têm o dever de zelar pela observância da ética pública, enquanto os cidadãos têm o direito de exigir e reclamar dos governantes os deveres da ética privada (conteúdos e condutas)".    

Os artigos que integram o livro foram escritos e publicados entre 2018 e 2020, em jornais como O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense, e proporcionam uma leitura objetiva e concisa, em que Ruy permite ao leitor conhecer sem subterfúgios seu pensamento sobre cada assunto. "Os leitores deste livro de Ruy, uma vez mais, comprovarão essa procura incessante de veredas que possam levar o país a um futuro melhor para as futuras gerações", comenta Ives Gandra da Silva Martins, ao assinar o prefácio do livro.  

Sobre o autor:

Ruy Martins Altenfelder da Silva formou-se em Direito pela PUC/SP, em 1962. Concluiu o Curso Intensivo de Administração de Empresas da FGV em 1972. Foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo na gestão Geraldo Alckmin, em 2002-2003. É o atual Presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ). Presidente Emérito do CIEE.     

__________

Ganhadora:

Maricelle de Carvalho Sousa, de São José dos Pinhais/PR