MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aluno de medicina consegue antecipar colação de grau em razão da pandemia
Pandemia

Aluno de medicina consegue antecipar colação de grau em razão da pandemia

Ao decidir, desembargadora considerou portaria do ministério da Educação que permite a antecipação caso o estudante tenha completado 75% da carga horária do curso.

Da Redação

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Atualizado às 09:09

A desembargadora Daniele Maranhão, do TRF da 1ª região, concedeu antecipação de tutela para determinar a imediata colação de grau antecipada de um estudante de medicina que já completou 75% do curso.

t

O estudante interpôs agravo de instrumento contra decisão proferida pelo juízo Federal da 21ª vara da Seção Judiciária do DF que postergou a análise da liminar, por entender recomendável a instauração prévia do contraditório.

No caso, o aluno pedia o reconhecimento de seu direito de antecipação de expedição de diploma, em razão de já ter cumprido 75% do curso de medicina, conforme exigência normativa. Além disso, o agravante ressaltou que a instituição de ensino está concedendo colações de grau desde o início da pandemia, e que mesmo tendo feito o devido requerimento para antecipar a colação, não recebeu qualquer resposta.

O aluno também ressaltou, no pedido, que possui uma proposta de trabalho com prazo de validade até 1º de outubro de 2020, e que a não concessão da tutela de urgência geraria um dano irreparável.

Ao analisar o caso, a desembargadora entendeu ser cabível a antecipação de tutela, uma vez que ficou evidenciada a existência de elementos que demonstram a probabilidade do direito da agravante e o perigo do dano.

Para decidir, a magistrada considerou a portaria 383/20 do ministério da Educação que condicionou a colação de grau a comprovação de que o estudante já teria completado 75% da carga horária prevista para o período de internato médio ou do estágio supervisionado, como é o caso dos autos.

"Portanto, diante do fato de que o agravante demonstrou ter cumprido mais de 75% da carga horária exigida, por meio de seu histórico escolar (4.950 horas cumpridas em relação ao curso e 2.104 horas de internato, totalizando 7.054 horas), há de se reconhecer que o agravante ultrapassou a carga horária considerada suficiente."

O advogado Kairo Rodrigues atua na causa pelo estudante.

Veja a decisão.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas