MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Organizações da Sociedade Civil do Terceiro Setor no Século XXI"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Organizações da Sociedade Civil do Terceiro Setor no Século XXI"

As informações foram compostas com base em referências bibliográficas de obras impressas e publicações digitais, nos estudos, na análise, na literatura acadêmica, notícias, e contemplam também a legislação relacionada.

Da Redação

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Atualizado às 09:36

As pesquisas que amparam o conteúdo do livro "Organizações da Sociedade Civil do Terceiro Setor no Século XXI(Kiron - 115p.), de Ana Maria Viegas da Silva, foram realizadas com a finalidade de identificar, atualizar e socializar informações sobre a administração das OSCs, especialmente para contribuir com a melhoria da gestão das organizações do Terceiro Setor. 

t

As Organizações da Sociedade Civil - OSC são pessoas jurídicas com objetivos sociais e sem fins lucrativos, constituídas por meio de estatuto, como fundações de Direito Privado ou associações. Podem facultativamente agregar à personalidade jurídica, alguns títulos como Organização da Sociedade Civil de Interesse público (oscip), Organização Social (OS) e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). Para o enquadramento da organização em um desses títulos é necessário que sejam cumpridos os requisitos previstos em sus leis específicas.

(...)

Enquanto as empresas se preocupam em aumentar a produção, as vendas de produtos e serviços e obter mais e mais lucros, as Organizações da Sociedade Civil - OSC pautam suas ações no bem-estar social, no ensino, na preservação do meio ambiente, na saúde das comunidades, na manutenção da paz social, entre outros. Assim, é possível concluir que o principal patrimônio que se tem no terceiro Setor é a valorização do ser humano e a preservação da humanidade.

As informações foram compostas com base em referências bibliográficas de obras impressas e publicações digitais, nos estudos, na análise, na literatura acadêmica, técnica e em notícias, e contemplam também a legislação relacionada, tabelas, figuras e "links" para portais de interesse.

Importante observar que o Terceiro Setor evolui continuamente por mérito, dedicação e estudos dos profissionais que atuam em diferentes atividades relacionadas e que, em alguns momentos, se encontram; por isso é um universo em movimento.

Sobre a autora:

Ana Maria Viegas da Silva é bacharel em Direito e especialista em Administração Geral pela UNIP. Trabalha na Administração Pública de órgãos do governo do Estado de SP, desde 2007. Tua como consultora nas áreas do governo e do Terceiro Setor.

__________

Ganhador:

José Rodrigues do Nascimento Júnior, de Palmeira das Missões/RS