MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defensora das "Diretas Já", OAB possui anacrônico modelo de escolha de seu presidente
OAB

Defensora das "Diretas Já", OAB possui anacrônico modelo de escolha de seu presidente

Os conselheiros das seccionais das OABs ainda são responsáveis por escolher quem preside a Ordem.

Da Redação

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Atualizado às 12:01

"Um, dois, três/ quatro, cinco, mil/ queremos eleger/ o presidente do Brasil!".

A rima acima foi entoada nos vários comícios do movimento "Diretas Já!", que tomou conta das ruas do país em 1984 para a sucessão do governo do general João Batista Figueiredo. Ao lado de diversas entidades civis a favor das eleições diretas para o presidente da República, estava a OAB.

Desde 1984, a OAB já vinha realizando debates e estudos para a propositura de uma nova Constituição, iniciados por um "Ciclo de Debates Constitucionais", que ocorreu no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 4 de abril daquele ano.

 (Imagem: Senado)

(Imagem: Senado)

O movimento, no entanto, foi baldado. De fato, em 1985 Tancredo Neves foi eleito à presidência da República depois de 21 anos de ditadura militar, pelo Congresso Nacional. 

 (Imagem: Foto do comício de Tancredo Neves. Reprodução)

(Imagem: Foto do comício de Tancredo Neves. Reprodução)

OAB: Diretas já?

Apesar de apoiar as eleições diretas para a presidência da República, a escolha do presidente da Ordem ainda é realizada de forma indireta. São os conselheiros das seccionais que escolhem o nome que irá presidir a Ordem em âmbito Federal, sendo ao todo 81 votos. 

A forma de escolha para a presidência da OAB, no entanto, gera debates. Recentemente, a comissão eleitoral do Conselho Federal aprovou parecer que institui um atípico "voto direto" para a eleição da diretoria da OAB Nacional.

De acordo com a proposição, o voto será federativo, de modo que cada Estado contabiliza um voto. Todo advogado teria direito a votar diretamente para escolha do cargo de presidente Nacional - e respectiva Diretoria - mas o resultado de cada Estado valeria um voto para eleição Nacional, de modo a manter a representatividade federativa. Na prática, o voto de um(a) advogado(a) de um Estado menos populoso valerá bem mais.

A partir da proposta, Migalhas mostrou que a eleição direta, nos moldes do projeto, dá maior peso aos votos de Estados menos populosos. Isso significa dizer que um advogado de Roraima, por exemplo, equivale a 146 paulistas:

t

 

Atualmente, há na Câmara dos Deputados 17 projetos em tramitação para a escolha do bâtonnier da advocacia ser direta.

Na última quinta-feira, 1, o Conselho Pleno da OAB/DF aprovou, por unanimidade, o apoio da seccional a duas alterações no sistema de eleições da OAB.

O presidente da seccional da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr, chamou atenção para a bandeira do voto direto, afirmando que o processo se tornará mais democrático.

Advogados de diversas regiões do Brasil também apoiam a mudança no sistema de eleição para a escolha do presidente do Conselho Federal da OAB. A iniciativa tem apoio do Instituto M133 e é intitulada "Quero Diretas na OAB".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas