domingo, 29 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Falecimento

Morre o advogado criminalista Osvaldo Serrão

Advogado foi um dos fundadores da ABRACRIM.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

(Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

Faleceu na última sexta-feira, 9, aos 68 anos, o advogado criminalista Osvaldo de Jesus Serrão (OAB/PA 1.705). O causídico estava internado há cerca de um mês em Belém/PA.  

Formado em Direito pela UFPA, com mais da metade da vida dedicada à advocacia criminal e atuação em mais de mil julgamentos feitos pelo Tribunal do Júri, Serrão participou na defesa de casos de repercussão nacional.  

Na OAB/PA, exerceu os cargos de conselheiro seccional por seis vezes, além de conselheiro Federal no triênio 2016-2018 e ex-professor da Escola Superior de Advocacia da OAB-PA e professor convidado da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.

Responsável pela estruturação da Escola de Oratória de Júri em Belém, Osvaldo Serrão fundou e presidiu a Academia Paraense de Júri (professor), assim como a Associação dos Advogados Criminalistas do Pará (ex-presidente) e a Academia Amapaense de Júri (fundador e professor).

  • Veja abaixo a nota de pesar da Abracrim.

___________

Nota de pesar da Abracrim

É com grande pesar que a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS - ABRACRIM recebe a notícia de falecimento do eminente advogado Dr. Osvaldo de Jesus Serrão Aquino.

Tendo dedicado sua vida à advocacia criminal, Dr. Osvaldo Serrão era formado pela Universidade Federal do Estado do Pará, sendo reconhecido pela seriedade ética no exercício da profissão, tendo, inclusive, participado, em 17 de setembro de 1993, da fundação da ABRACRIM ocorrida no I Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas.

Com ampla dedicação à advocacia, Dr Osvaldo Serrão ocupava, atualmente, a vice-presidência da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), tendo exercido os cargos de conselheiro seccional nos biênios 1988/89, 1990/91, 1992/93, 1995/97, 2001/03 e 2004/06 na OAB/PA, além de conselheiro Federal no triênio 2016/18, ex-professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/PA e professor convidado da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, além de membro da Academia Brasileira de Direito Criminal e da Academia Paulista de Júri.

Foi ainda responsável pela estruturação da Escola de Oratória de Júri em Belém e pela fundação da Academia Paraense de Júri (professor), assim como da Associação dos Advogados Criminalistas do Pará (ex-presidente) e da Academia Amapaense de Júri (fundador e professor), bem assim contribuído com outras instituições como membro fundador do Instituto Paraense do Direito de Defesa (IPDD), membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do Instituto Brasileiro do Direito de Defesa,

Ao tempo que, consternados, lamentamos sua partida, a ABRACRIM reconhece e agradece toda sua dedicação e contribuição na luta pelo direito de defesa e pela união da advocacia criminal Brasileira.

A advocacia e a ABRACRIM perdem um de seus ícones que sempre será relembrado como referência de homem, advogado e cidadão.

Aos familiares e amigos do Dr. Osvaldo de Jesus Serrão Aquino externamos nossos votos de paz e solidariedade, e rogamos a Deus as suas bençãos e o conforto a todos os familiares.

Descanse em paz, Osvaldo Serrão.

Belém, 11 de outubro de 2020.

Luiz Flávio Borges D'Urso

Presidente de Honra

Elias Mattar Assad

Presidente Nacional licenciado

Sheyner Asfóra

Presidente Nacional em exercício

Marcus Valério Saavedra

Presidente - ABRACRIM/PA

Filipe Coutinho da Silveira

Vice-Presidente - ABRACRIM/PA

Thalles Vinícius de Souza Sales

Presidente ABRACRIM-AC

Leonardo de Moraes Araújo Lima

Presidente ABRACRIM-AL

Lucidéa Portal Melo de Carvalho

Presidente ABRACRIM-AP

Vilson Gomes Benayon Filho

Presidente ABRACRIM-AM

José Fernando Silva Santos

Presidente ABRACRIM-BA

Ligia Peixe

Presidente ABRACRIM-CE

Fernando Parente dos Santos Vasconcelos

Presidente ABRACRIM-DF

Homero Junger Mafra

Presidente ABRACRIM-ES

Alex Araújo Neder

Presidente ABRACRIM-GO

Erivelton Lago

Presidente ABRACRIM-MA

Ariane Ferreira Martins Camargo

Presidente ABRACRIM-MT

Alexandre Franzoloso

Presidente ABRACRIM-MS

Deiber Magalhães

Presidente ABRACRIM-MG

Andrey Salmazo

Presidente ABRACRIM-PR

Emerson Davis Leonidas Gomes

Presidente ABRACRIM-PE

Francisco de Sales e Silva Palha Dias

Presidente ABRACRIM-PI

Thiago Minagé

Presidente ABRACRIM-RJ

Aquiles P P Melo

Presidente ABRACRIM-RN

Raccius Potter

Presidente ABRACRIM-RS

Aisla de Carvalho

Presidente ABRACRIM-RO

EdnaldoGomes Vidal

Presidente ABRACRIM-RR

Hélio Rubens Brasil

Presidente ABRACRIM-SC

Antonio Belarmino Jr

Presidente ABRACRIM-SP

Aurélio Belem

Presidente ABRACRIM-SE

SibeleBiazotto

Presidente ABRACRIM-TO

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 12/10/2020 07:32