MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça do PR impede concessionária de energia de desocupar imóvel de família
Liminar

Justiça do PR impede concessionária de energia de desocupar imóvel de família

Ao conceder liminar, magistrado observou que empresa busca exercer a posse sobre direito, mas que decreto de declaração de utilidade pública caducou.

Da Redação

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Atualizado às 14:40

O juiz de Direito Alexandre Moreira Van Der Broocke, da 1ª vara Cível de Almirante Tamandaré/PR, deferiu liminar para que uma concessionária de energia elétrica se abstenha a praticar qualquer ato de ameaça à posse de imóvel de uma família.

Ao analisar embargos dos moradores, o magistrado assinou que é possível extrair a presença dos requisitos legais exigidos para a concessão da manutenção liminar da posse em favor dos demandantes, ao contrário do que constou na decisão embargada.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O magistrado observou que, na ação de usucapião, ficou demonstrada a posse prévia dos moradores em momento anterior aos atos de ameaça do local, "em especial e principalmente porque na matrícula original do bem não consta o registro da servidão administrativa" a que se refere a empresa em sua notificação.

Na notificação da empresa, foi apontado existência de uma faixa de segurança que afeta a linha de transmissão de energia elétrica que passa pelo local no qual está o imóvel.

O magistrado observou que a concessionária "busca exercer a posse sobre direito (limitação administrativa) que, aparentemente, não chegou a existir de direito, em especial porque caducado o decreto de declaração de utilidade pública (artigo 10, do Decreto-Lei n° 3.365/41)".

A advogada Debora de Castro da Rocha (Debora de Castro da Rocha Advocacia), que atuou pelos moradores comentou a decisão:

"Decisões desse jaez reforçam ainda mais os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do direito à moradia e especialmente, atendem às disposições legais que devem, inadvertidamente, ser aplicadas ao caso, visando garantir o direito de posse e de propriedade dos moradores afetados por atos ilegais visando a desocupação de áreas cujo prazo para tanto, já caducou."

  • Processo: 0006745-05.2020.8.16.0024

Veja a decisão.

___________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas