MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa consegue suspender pagamento do plano de recuperação judicial por 180 dias
Coronavírus

Empresa consegue suspender pagamento do plano de recuperação judicial por 180 dias

Magistrada considerou efeitos da pandemia e a recomendação CNJ 63/20.

Da Redação

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Atualizado às 19:03

A juíza de Direito Cristina de Araujo Goes Lajchter, da 6ª vara Cível de Nova Iguaçú/RJ, concedeu suspensão de pagamento do plano de recuperação judicial a uma empresa pelo prazo de 180 dias. Magistrada considerou efeitos da pandemia e a recomendação CNJ 63/20.

 

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A empresa pediu a suspensão da exigibilidade das condições previstas no plano de recuperação, bem como suspensão do pagamento de credores.

Publicidade

Ao analisar o caso, a magistrada ressaltou que é público e notório que a pandemia trouxe efeitos devastadores não somente na área de saúde pública, mas concomitantemente na economia do país.

A juíza destacou que a paralização da atividade empresarial do país atingiu de uma só vez empresas saudáveis, "o que dirá daquelas em processo de recuperação judicial".

"A notoriedade e gravidade dos fatos vivenciados por todos, dispensa maiores considerações para que seja reconhecida a necessidade e a urgência da determinação de medidas que visem salvaguardar a atividade empresarial e a função social que exerce a recuperanda."

A magistrada levou em consideração artigo 4º da recomendação CNJ 63/20, em que se recomendou aos juízos que considerem a ocorrência de força maior ou de caso fortuito para relativizar a decretação de quebra da empresa por descumprimento do PRJ.

Assim, deferiu a dilação do plano de recuperação judicial em 180 dias, com alteração do plano de recuperação judicial.

As advogadas Adriana Lucena e Camila Crespi Castro, sócias do escritório Adriana Lucena Sociedade de Advogados, patrocinam a causa.

  • Processo: 0106001-70.2012.8.19.0038

Veja a decisão.

_______