MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 2ª Turma do STF derruba decisão de Marco Aurélio sobre sócio da Telexfree
Questão de ordem

2ª Turma do STF derruba decisão de Marco Aurélio sobre sócio da Telexfree

No mês passado, a 2ª turma autorizou a extradição do empresário, mas o ministro Marco Aurélio suspendeu o curso da extradição.

Da Redação

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Atualizado em 21 de outubro de 2020 10:42

Na tarde desta terça-feira, 20, a 2ª turma do STF determinou a extradição do proprietário da Telexfree, o empresário americano Carlos Nataniel Wanzeler.

No mês passado, houve determinação pela 2º turma do STF para extradição do empresário. Mas o ministro Marco Aurélio, posteriormente, integrante da 1º turma, determinou de forma monocrática a suspensão do trâmite da extradição em uma ação rescisória (AR 2.800).

Lewandowski (o relator da ação de extradição) classificou como "anômala" a decisão do decano do STF, ao afirmar que um colega não pode, monocraticamente, suspender decisões colegiadas.

Veja a íntegra do voto do ministro. 

"Se a moda pegar, realmente não haverá mais extradição", disse.

Publicidade

Assim, o ministro Lewandowski determinou que extradição continuasse normalmente. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Gilmar Mendes acompanharam o relator, no sentido de que, quem tem competência para suspender o trâmite do processo é o relator do caso, ou a turma julgadora. O ministro Edson Fachin ficou vencido.

Defesa

Em nota, a defesa técnica do empresário "vê com preocupação a decisão de não cumprir uma liminar proferida pelo ministro Marco Aurélio".

"Casos de cassação de liminares já ocorreram e sempre causam insegurança jurídica. Mas o cumprimento de uma decisão de um Ministro do Supremo, com todas as venias, é algo que  no entender da defesa, se impõe. A defesa entrará ainda hoje com uma petição comunicando a decisão do Ministro Marco Aurélio ao Ministro Lewandowski, como ele argumentou durante o voto, requerendo a suspensão da tramitação da Extradição até o julgamento da Ação Rescisória, até como forma de por fim a qualquer impasse entre o Ministro Marco Aurélio e a maioria formada na segunda turma."

 (Imagem: Montagem Migalhas)

(Imagem: Montagem Migalhas)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas