MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ assina termo de cooperação técnica com STJ para aprimorar ouvidoria
Ouvidoria

CNJ assina termo de cooperação técnica com STJ para aprimorar ouvidoria

Conselho também firmou termos com os ministérios da Justiça e Infraestrutura, e com o Ibama.

Da Redação

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Atualizado às 15:46

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça firmou nesta terça-feira, 20, termo de cooperação técnica com o STJ - Superior Tribunal de Justiça. Ato se deu na abertura da sessão ordinária do Conselho, e tem por objetivo a integração do sistema de informação das ouvidorias dos dois órgãos, bem como a realização de ações conjuntas com vistas ao aperfeiçoamento do sistema e dos servidores envolvidos.

 Presidente do CNJ, ministro Luiz Fux explicou que o acordo de cooperação técnica visa o intercâmbio de dados, conhecimentos, informações e experiencias, visando fortalecimento de mecanismos de participação social, controle social e avaliação de políticas públicas e serviços públicos.

 (Imagem: Reprodução / TV CNJ)

(Imagem: Reprodução / TV CNJ)

O conselheiro do CNJ André Godinho destacou que a parceria permitirá avançar no aprimoramento do mecanismo de participação, transparência e controle social do Judiciário. Ele destacou que o serviço da ouvidoria do CNJ vem sendo cada vez mais demandado pelos cidadãos e que, em comparação a 2018, a demanda apresentou aumento de 13,3%. Godinho afirmou que, em breve, será lançado grupo de trabalho do conselho com objetivo de aprimorar a gestão das ouvidorias e a qualidade dos serviços prestados.

Publicidade

Ministra Assusete Magalhães, ouvidora do STJ, destacou que o intuito da parceria é "permitir valiosas trocas de experiencias entre as ouvidorias do CNJ e do STJ em prol de seu aprimoramento institucional".

"Tenho eu a firme convicção de que o presente acordo de cooperação técnica fomentará a gênese da inovação e de ideias para o aperfeiçoamento das ouvidorias signatárias, do CNJ e do STJ."

Presidente da Corte da Cidadania, ministro Humberto Martins destacou que o termo de cooperação é mais um passo para contribuir para que as informações fluam de maneira dinâmica, rápida e uniforme, a fortalecer a atuação não apenas das signatárias do acordo, mas de toda a sociedade brasileira.

Outros termos de cooperação

Também nesta terça-feira, o CNJ firmou termo de cooperação com os ministérios da Justiça e da Infraestrutura.

Ministro André Mendonça destacou que o ministério está à disposição do Judiciário para juntos entregarem à população uma "justiça célere, oportuna, garantindo segurança a todos os atendidos no Judiciário".

Por fim, firmou acordo com o Ibama, a fim de realizar o intercâmbio de informações e desenvolvimento de atividade voltadas à proteção e preservação do meio ambiente.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas