MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obrigatoriedade de vacina deve ser decidida por Estados e municípios, pede PDT
Pandemia

Obrigatoriedade de vacina deve ser decidida por Estados e municípios, pede PDT

PDT acionou o Supremo após declarações de Bolsonaro de que a vacinação contra o novo coronavírus não será obrigatória no Brasil.

Da Redação

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Atualizado às 11:11

O PDT - Partido Democrático Trabalhista ajuizou ação pedindo que o STF fixe a orientação de que compete aos estados e aos municípios determinarem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas no combate à pandemia da covid-19, "desde que as medidas adotadas, amparadas em evidências científicas, acarretem maior proteção ao bem jurídico transindividual".

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

A legenda decidiu entrar com a ação em razão de declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que a vacinação contra o novo coronavírus não será obrigatória no Brasil.

A agremiação observa que lei 13.979/20, que disciplina as medidas excepcionais de enfrentamento da pandemia, prevê, no artigo 3º, inciso III, alínea "d", a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas.

Publicidade

O partido argumenta que o direito à saúde instiga o Estado ao cumprimento das demandas que possam propiciar aos cidadãos uma vida sem nenhum comprometimento que afete seu equilíbrio físico ou mental, englobando todas as medidas que protegem a integridade da pessoa humana.

Segundo o PDT, a preservação desse direito fundamental, especialmente em um momento de pandemia, que exige atitudes mais proativas dos órgãos de governo, não é exclusiva da União, competindo também aos estados e aos municípios.

 

Informações: STF. 

_________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas