MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB rejeita pedido do Itamaraty para liberar atuação de advogados estrangeiros no país
Advocacia

OAB rejeita pedido do Itamaraty para liberar atuação de advogados estrangeiros no país

Solicitação foi feita sob o argumento de que essa seria uma exigência para adesão do Brasil à OCDE.

Da Redação

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Atualizado às 19:08

A OAB rejeitou a solicitação apresentada pelo ministério das Relações Exteriores para que fosse liberada a atuação de advogados estrangeiros no país. A solicitação do Itamaraty foi feita sob o argumento de que essa seria uma exigência do processo de adesão do Brasil à OCDE.

Conforme o ministério,  os Códigos de Liberalização são um dos principais documentos do arcabouço normativo da OCDE e não permitem a manutenção de leis ou normas que tratem de forma distinta não-residentes dos outros membros do acordo, isto é, exceções a restrições legais domésticas concedidas a um membro dos Códigos devem ser estendidas também a outros membros. 

Contudo, à unanimidade, o Conselho Federal considerou que 19 dos 36 países-membros da OCDE possuem relevantes restrições à atuação de advogados estrangeiros (Áustria, Bélgica, Chile, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Japão, Coréia do Sul, Letônia, Lituânia, México, Polônia, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia). E ainda que outros países, aparentemente liberais, na prática possuem sistemas que dificultam extraordinariamente o ingresso de advogados estrangeiros, como é o caso dos EUA, onde a permissão para advogar é concedida em cada um dos 50 Estados.

Os conselheiros acompanharam o voto do relator, conselheiro Federal Marcello Terto (GO) e o parecer da comissão ad hoc formada em 2019 para debater o assunto, presidida pelo advogado Gustavo Brigagão.

O conselheiro Marcello Terto observou no voto que "o Brasil e a OAB não podem abrir mão de princípios constitucionais que asseguram a igualdade entre as nações e seus povos e correr o risco de pagar preço incalculável pelo ingresso na OCDE, especialmente quando a proposição em análise não traz um único dado ou compromisso do Governo Federal com projetos ou soluções para transformar a perversa realidade da mercantilização do ensino jurídico e do seu impacto negativo no mercado da advocacia nacional". 

"Propõe-se abrir indiscriminadamente nosso mercado a advogados ou escritórios de advocacia de grandes nações já integrantes da OCDE sem considerar a nossa realidade, promover maior reflexão e planejamento ou demonstrar a disposição de levar a efeito ações estruturadas e progressivas para o rearranjo do mercado da advocacia no Brasil", afirmou o relator.

No parecer, a Comissão ad hoc destacou que manter a proibição prevista no provimento 91/00 e, sobretudo, reforçar sua plena aplicabilidade na jurisdição brasileira durante o trâmite de adesão do Brasil à OCDE "é fundamental para garantir a observância da Constituição Federal e do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Mais que isso, significa respeitar a própria independência da OAB, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal".

A Ordem recomendará ao governo brasileiro que faça reservas ou ressalvas no momento de adesão, a fim de que a postulação no Judiciário e as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídica permaneçam, em nosso país, reservados aos advogados inscritos na OAB.

  • Processo: Proposição 49.0000.2020.003092-2/COP

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas