MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Fux edita resolução que cria o Inova STF
Modernização

Ministro Fux edita resolução que cria o Inova STF

Programa desenvolverá ações com base em tecnologia digital para modernizar o processo judicial.

Da Redação

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Atualizado às 09:10

Foi publicada no Diário da Justiça de terça-feira, 27, a resolução 708/20, que institui o Inova STF - Laboratório de Inovação do Supremo Tribunal Federal. A iniciativa busca modernizar o processo judicial no Tribunal por meio da execução centralizada de ações baseadas em tecnologias digitais.

Uma das metas de gestão anunciadas pelo ministro Luiz Fux, o Inova STF reunirá uma equipe multidisciplinar em ambiente único e inovador, para que sejam arquitetadas soluções de tecnologia jurisdicionais.

 (Imagem: Nelson Jr/STF)

Ministro Luiz Fux(Imagem: Nelson Jr/STF)

O Inova STF foi pensado para acelerar as entregas que serão realizadas no âmbito do STF Digital e, com isso, atingir a meta da Corte constitucional 100% digital. A principal diretriz é a construção de soluções inovadoras, simples e que visem ao aumento do desempenho, da agilidade e da eficiência dos processos de trabalho por elas abarcadas.

O grupo de trabalho ficará vinculado à Secretaria-Geral da presidência e à Secretaria do Tribunal e contará com a participação de representantes do gabinete da Secretaria-Geral, de representantes das áreas afetadas pelos projetos e do escritório de Gestão de Projetos Estratégicos, além da Coordenadoria de Soluções Judiciais vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação do STF, à qual cabe o desenho e a execução das soluções tecnológicas.

Publicidade

De acordo com a resolução, a aprovação e priorização das iniciativas selecionadas para execução, que devem observar o planejamento estratégico do Tribunal, ficarão a cargo do secretário-geral da presidência do STF e do diretor-geral, que representarão o STF em eventos de inovação, a fim de debater os desafios enfrentados pela instituição e pelo Poder Judiciário na tarefa de modernização do processo judicial.

Também caberá ao secretário-geral e ao diretor-geral o estabelecimento de parcerias com entidades externas, inclusive por meio da Lei de Inovação Tecnológica, com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, a pesquisa e a inovação.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas