MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Homem consegue desclassificação do crime de estupro de vulnerável para importunação sexual
Penal

Homem consegue desclassificação do crime de estupro de vulnerável para importunação sexual

Decisão da 12ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP reduziu a pena do acusado de 18 anos e 8 meses para 1 ano e 4 meses.

Da Redação

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Atualizado em 6 de novembro de 2020 13:01

Um homem condenado por estupro de vulnerável conseguiu alterar conduta para importunação sexual. A decisão da 12ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP reduziu a pena do acusado de 18 anos e 8 meses para 1 ano e 4 meses. Para o colegiado, os atoas praticados pelo homem não possuem a gravidade de estupro.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Segundo inquérito policial, o homem foi acusado por colocar sua sobrinha sentada em seu colo e esfregar acintosamente sua região genital no corpo dela. A vítima teria contado o ocorrido para sua avó, que, por sua vez, revelou os fatos à mãe da menina. A criança foi submetida a procedimento de escuta protetiva e confirmou as práticas libidinosas.

Interrogado em sede judicial, o homem negou a autoria do delito, alegando que as acusações foram feitas por pessoas que querem seu mal e a sua separação conjugal, pois quando dos fatos, a mãe da vítima lhe telefonou afirmando que causaria a separação dele. Afirmou, ainda que não ficava sozinho com as crianças e muito menos com a sobrinha.

Em juízo de 1º grau, o homem foi condenado a 18 anos e 8 meses de reclusão por estupro de vulnerável. Inconformado, o acusado recorreu pedindo a absolvição por falta de provas ou a desclassificação do crime.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador João Morenghi, considerou que o legislador não visou qualquer conduta movida pela concupiscência, mas apenas aquelas equiparáveis ao sexo vaginal.

"Os atos praticados pelo apelante fazer a vítima se sentar em seu colo e movimentá-la para cima a fim de se esfregar nela e apertar os seus seios por óbvio, não possuem tal gravidade."

O magistrado entendeu que o comportamento do acusado se insere entre a contravenção e o estupro, melhor se amoldando ao art. 215-A do CP.

Assim, deu parcial provimento ao recurso do homem para desclassificar a conduta para o crime de previsto no art. 215-A do CP, de praticar ato libidinoso, fixando pena de um ano, quatro meses e dez dias de reclusão.

  • Processo: 1500279- 98.2019.8.26.0048

Patrocínio

Patrocínio Migalhas