MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Lei de lavagem de dinheiro demanda atualização", afirma criminalista
Entrevista

"Lei de lavagem de dinheiro demanda atualização", afirma criminalista

Em setembro, a Câmara dos Deputados instalou comissão de juristas para propor mudanças na lei de lavagem de dinheiro.

Da Redação

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Atualizado às 18:03

Em setembro, foi instalada na Câmara dos Deputados uma comissão de juristas que vai elaborar um anteprojeto de reforma da lei de lavagem de dinheiro, com a participação de 19 integrantes, entre magistrados, membros do Ministério Público, acadêmicos e especialistas.

Sobre a lei, o criminalista Marlus Arns (Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados) acredita que a norma demanda atualização:

Comissão 

O coordenador do colegiado , que terá 90 dias para concluir o trabalho, é o ministro do STJ Reynaldo da Fonseca. Ele afirma que o crime de lavagem movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no Brasil por meio de crimes antecedentes como tráfico de drogas, contrabando de bens, extorsão e outras atividades ilegais realizadas por estabelecimentos legalizados.

Publicidade

Entre os pontos importantes a serem debatidos estão: a relação da lavagem de dinheiro com a prática de caixa 2; a questão da prescrição do crime; e a necessidades de ampla defesa dos acusados. Os especialistas também devem se aprofundar nas possibilidades de lavagem de dinheiro em ambientes digitais e na investigação por meio de cooperação internacional.

_________

t

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas