MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. DF: Justiça afasta aumento de contribuição previdenciária de servidores
Previdenciário

DF: Justiça afasta aumento de contribuição previdenciária de servidores

TJ/DF definiu que as novas alíquotas só poderão ser implementadas a partir do primeiro dia do quarto mês subsequente ao da publicação da lei distrital.

Da Redação

sábado, 7 de novembro de 2020

Atualizado em 9 de novembro de 2020 18:11

O Conselho Especial do TJ/DF acolheu pedido do Sindifisco - Sindicato dos Auditores da Receita do Distrito Federal para determinar que o Distrito Federal não cobre dos servidores públicos filiados contribuição previdenciária com alíquota progressiva estabelecida pela União para os servidores públicos Federais.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A lei distrital 970/20 foi editada no curso do processo iniciado pelo sindicato, alterando os arts. 60 e 61 da lei 769/08, fixando alíquota de contribuição previdenciária de 14% sobre a remuneração-de-contribuição para segurados ativos, e, para os segurados inativos e pensionistas, alíquota de 11% se a remuneração-de-contribuição for igual ou superior a um salário mínimo, havendo isenção se essa for inferior a um salário mínimo.

Para o desembargador Jair Soares, relator, as novas alíquotas só poderão ser implementadas a partir do primeiro dia do quarto mês subsequente ao da publicação da lei distrital, não cabendo a cobrança retroativa a alíquota progressiva para os servidores públicos locais, feita por meio de ato diverso do estabelecido na reforma da previdência federal, sob pena de afronta aos princípios da legalidade e anterioridade.

Segundo o advogado do sindicato, Jean Ruzzarin, do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados, a decisão é acertada, "pois o ato administrativo do Governador do Distrito Federal  que aumenta substancialmente as alíquotas de contribuição previdenciária viola as garantias da legalidade e anterioridade tributárias, já que ignora a necessidade de edição de lei formal que, se válida, deveria ter efeitos apenas 90 dias depois de sua edição".

Veja a decisão.

 

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio Migalhas