MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ataque de hackers no STJ interrompe julgamento da Taxa Selic nas dívidas civis
Videoconferência

Ataque de hackers no STJ interrompe julgamento da Taxa Selic nas dívidas civis

No momento da interrupção, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, estava proferindo seu voto.

Da Redação

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Atualizado em 6 de novembro de 2020 12:47

A 4ª turma do STJ estava julgando, na última terça-feira, 3, se a Taxa Selic incide ou não nas dívidas civis (art. 406 do CC), especialmente quando relacionadas a reparações de danos contratuais e extracontratuais, tendo em vista os diferentes marcos iniciais dos juros moratórios e da correção monetária embutidos na Selic.

O julgamento, porém, foi suspenso após a Corte ter sofrido ataque cibernético, quando foram interrompidas as transmissões de todas as sessões, que aconteciam de forma virtual. O site do Tribunal também está indisponível desde o ocorrido.

No momento da interrupção, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, estava proferindo seu voto. 

 (Imagem: Fotoarena/Folhapress)

(Imagem: Fotoarena/Folhapress)

Segundo Leonardo Amarante (Leonardo Amarante Advogados Associados), um dos advogados que atuam no caso, ao que tudo indica, o voto de S. Exa. seria para afastar a Selic das correções de indenizações e manter os juros de 12% ao ano. O advogado afirmou que, se houver a alteração do entendimento já pacificado, a população de todo o país será severamente lesada.

"Este pronunciamento abrirá precedente para que todas as ações vigentes na Justiça brasileira sejam revistas a fim de serem aplicadas taxas menores nas sentenças, criando um cenário ainda mais crítico de morosidade da Justiça."

Segundo o advogado, o voto do ministro Salomão mostrou total razoabilidade e profundo conhecimento do tema, indo ao encontro do bem da sociedade e da estabilidade jurídica. Qualquer decisão contrária ao exposto pelo ministro, acredita o causídico, pode estimular "ainda mais uma cultura de procrastinação e arrastar ações por muito tempo".

Leonardo finalizou questionando: "Por que o devedor vai pagar, se os juros serão negativos?"

Histórico

O processo aportou no Tribunal em 2008 e foi afetado para julgamento da Corte Especial em 2013. Anos depois, em fevereiro de 2019, a Corte cancelou a afetação, por maioria de votos, devolvendo o processo para julgamento à turma. Em novembro último, também por maioria, vencidos Antonio Carlos e Raul Araújo.

Diante da relevância do tema, a turma deliberou pela prévia oitiva de interessados a participar dos debates na condição de amicus curiae.

Quando o caso ainda estava na Corte Especial, em agosto de 2013, Salomão proferiu voto afastando a Taxa Selic para atualização da condenação de dívidas civis, notadamente em se tratando de danos morais decorrentes de responsabilidade extracontratual, ante a impossibilidade de se conciliar os marcos diversos de incidência de juros moratórios (evento danoso) e de correção monetária (data do arbitramento), na linha das súmulas 54 e 362 do Tribunal.

Na ocasião, o relator propôs a utilização de índice oficial de correção monetária ou tabela do próprio Tribunal local, somado à taxa de juros de 1% a.m. (ou 12% a.a.), nos termos do art. 161 do CTN.

Em nova oportunidade, já em 2017, reiterou o voto anteriormente proferido. Para Salomão, a discussão sobre a incidência ou não da Taxa Selic no cálculo das indenizações por dano moral traz à tona duas proposições excludentes entre si:

(i) uma vez considerada aplicável a Selic, somente a súmula 54 persistirá, pois desde o evento danoso incidirá juros de mora e correção monetária, afigurando-se impositivo o afastamento de bis in idem; e

(ii) se considerada inaplicável a Selic, remanescem hígidos os marcos distintos delineados nas súmulas 54 e 362.

Publicidade

Componente político

No momento em que o julgamento foi suspenso, ministro Salmão explicava que a incidência da Taxa Selic se torna impraticável em situações que os juros fluem a partir do evento danoso e a correção monetária em data posterior, pois seriam incompatíveis.

"A Taxa Selic não é espelho do mercado, mas o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central no combate à inflação. Quando a taxa sobe, os juros de cartão, por exemplo, ficam mais altos, e isso desestimula o consumo. Quando ela cai, pegar dinheiro é mais barato e isso estimula o consumo, não tem nada a ver com a remuneração em tela."

Para o ministro, a Taxa Selic apresenta forte componente político e não exclusivamente técnico.

Ataque hacker

As sessões, que inicialmente seriam retomadas na próxima terça, dia 10, agora estão suspensas ou canceladas até que seja restabelecida a segurança do tráfego de dados dos sistemas do STJ.

 

Os prazos processuais no STJ ficam suspensos até o dia 9/11, e as demandas que importem em perecimento de direito estarão centralizadas na presidência por igual prazo.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas