MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Funcionário que expôs e ofendeu colega em grupo do WhatsApp terá de indenizar
Danos morais

Funcionário que expôs e ofendeu colega em grupo do WhatsApp terá de indenizar

Para juíza, ficou clara intenção do réu em expor, no grupo em questão, a existência de processo de remoção do autor.

Da Redação

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atualizado às 10:01

Um funcionário terá de indenizar colega de trabalho por ofensas proferidas em grupo de WhatsApp, do qual participavam outros funcionários da empresa. De acordo com o processo, as frases com xingamentos tinham o intuito de difamar e humilhar o trabalhador em público. A decisão é da juíza de Direito Giselle Rocha Raposo, do 3º Juizado Especial Cível de Brasília/DF.

A magistrada considerou que os documentos juntados ao processo demonstram a clara intenção do réu em expor, no grupo em questão, a existência de processo de remoção do autor. "Apesar de ser público, nem todas as pessoas teriam conhecimento ou interesse de pesquisar o fato se não fosse a intervenção do requerido", considerou a julgadora.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Para a juíza, da análise das provas produzidas, ficou claro que as mensagens enviadas ao autor no grupo de WhatsApp tiveram a clara intensão de expor sua imagem e o colocar em situação vexatória diante dos colegas de trabalho, o que faz surgir o dever de reparação pelas ofensas sofridas. 

Publicidade

"O instituto dos danos morais se mostra aplicável aos casos em que ocorram lesões aos direitos da personalidade por meio de ofensas morais, já que tais fatos são potencialmente aptos a causarem prejuízos psicológicos ao indivíduo", explicou a magistrada.

Sendo assim, foi fixada indenização no valor de R$ 1 mil, quantia que a julgadora considerou suficiente "para cumprir a dupla função de compensar o prejuízo suportado pela vítima e penalizar o ato ilícito praticado pelo requerido, levando em conta a repercussão do dano e a dimensão do constrangimento".

Leia a decisão.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas