MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Milton Nascimento irá processar candidata que usou música em campanha sem autorização
Direitos autorais

Milton Nascimento irá processar candidata que usou música em campanha sem autorização

De acordo com o compositor, Maria Lúcia se negou a resolver amigavelmente a questão, motivo pelo qual tomou medidas processuais.

Da Redação

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atualizado às 15:30

O cantor e compositor Milton Nascimento informou que irá processar a candidata a prefeita de Pitangui/MG, Maria Lúcia Cardoso, por violar direitos autorais. Milton afirmou em suas redes sociais que a candidata usou a música "Maria Maria", de autoria dele e de Fernando Brant, sem a necessária autorização prévia por parte dos autores.

 (Imagem: Folhapress)

(Imagem: Folhapress)

Publicidade

De acordo com o compositor, Maria Lúcia se negou a resolver amigavelmente a questão, motivo pelo qual tomou medidas processuais.

"Com a chegada das eleições municipais de 2020, mais uma vez somos obrigados a ver candidatos usurpando os direitos do autor e usando a obra intelectual alheia em suas próprias campanhas."

A nota de repúdio chama a "manobra" de "nojenta e vergonhosa" e diz que a candidata, antes mesmo de ser possivelmente eleita, "já infringiu gravemente uma lei Federal".

"É com extrema indignação que viemos por meio deste comunicado denunciar e repudiar esse ato de violação da lei 9.610/98 (lei dos direitos autorais) por parte da candidata do MDB."

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

Em nota o advogado da candidata, Audrey Batista, declarou que a música foi usada algumas poucas vezes no início da campanha, mas logo após a notificação por uso indevido, eles pararam com a execução.

"Maria, Maria" foi originalmente gravada em 1978 pelo Clube da Esquina. Em 1980, Elis Regina gravou a canção que faz parte do álbum "Saudades do Brasil". A música é símbolo da força da mulher e, segundo o cantor e compositor, a letra foi inspirada num personagem real, a Maria que tinha três filhos e morava na beira da linha de um trem.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas