MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fachin envia ao plenário do STF pedido de Lula para anular condenação no caso do triplex
STF

Fachin envia ao plenário do STF pedido de Lula para anular condenação no caso do triplex

A defesa de Lula pediu que o juízo da 13ª vara Federal de Curitiba seja considerado incompetente para julgar o caso.

Da Redação

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atualizado às 21:45

O ministro Edson Fachin, do STF, enviou para apreciação do plenário o habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede que o juízo da 13ª vara Federal de Curitiba seja considerado incompetente para julgar o caso do triplex no Guarujá/SP.

 (Imagem: Nelson Jr./STF)

(Imagem: Nelson Jr./STF)

No HC, impetrado contra decisão do STJ que negou pedido no mesmo sentido, a defesa também pede a nulidade de todos os atos decisórios praticados nos autos da ação penal em que Lula foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão e 50 dias-multa pela prática dos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.

No pedido, os advogados destacam que o STF, ao julgar questão de ordem no Inquérito 4.310, decidiu que apenas os crimes conexos às fraudes e aos desvios de recursos no âmbito da Petrobras deveriam ser investigados pela Operação Lava Jato e, consequentemente, julgados pelo juízo da 13ª vara de Curitiba.

Publicidade

De acordo com a defesa, como os fatos foram investigados pela Lava Jato por prevenção, sem a observância das regras de distribuição da competência jurisdicional, teria ocorrido violação ao princípio do juiz natural, pois não há correlação entre os desvios praticados na Petrobras e o custeio da construção do edifício ou das reformas realizadas no triplex.

Em seu despacho, o ministro observa que, como o pedido questiona a observância do precedente firmado pelo STF no julgamento da questão de ordem no Inq 4.130, decidiu submeter o mérito do habeas corpus à deliberação do plenário.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas