quinta-feira, 4 de março de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Tecnologia

Transmissão das sessões do STJ sofre instabilidade no retorno após ataque hacker

Julgamentos nas seis turmas ocorrem nesta terça-feira.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

(Imagem: Folhapress)

(Imagem: Folhapress)

As turmas do STJ reúnem-se para julgamentos nesta terça-feira, 17, após o ataque hacker sofrido no último dia 3, mas logo no início das sessões, que começaram às 14h, as transmissões foram interrompidas por instabilidade. A instabilidade afetou a transmissão de todas as seis turmas. A área de Tecnologia do Tribunal está verificando o motivo da instabilidade.

Ataque hacker

Na terça-feira, 3, os sistemas do STJ foram alvo de um ataque cibernético e a transmissão das sessões de seis colegiados foi interrompida. Os ministros e servidores foram alertados para não utilizarem computadores pessoais ligados ao sistema. O hacker conseguiu criptografar e bloquear o acesso aos dados do Tribunal. 

Em comunicado oficial nesta segunda-feira, 16, o presidente da Corte Humberto Martins informou que "o tribunal está tomando medidas para regularizar, o mais rapidamente e com segurança, o trâmite dos processos entre os tribunais do país e o STJ, para envio e recebimento de arquivos". A previsão é de que o restabelecimento do Sistema Integração deve ser concluído na quarta-feira, 18.

De acordo com S. Exa., "a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) está em permanente contato com as autoridades da Polícia Federal, num esforço conjunto para alcançar os autores do ataque hacker do dia 3 de novembro. Vale lembrar que a investigação se estende aos efeitos do ciberataque à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação ao alcance do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados".

 

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 17/11/2020 14:39

LEIA MAIS