MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Transmissão das sessões do STJ sofre instabilidade no retorno após ataque hacker
Tecnologia

Transmissão das sessões do STJ sofre instabilidade no retorno após ataque hacker

Julgamentos nas seis turmas ocorrem nesta terça-feira.

Da Redação

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Atualizado às 14:39

 (Imagem: Folhapress)

(Imagem: Folhapress)

As turmas do STJ reúnem-se para julgamentos nesta terça-feira, 17, após o ataque hacker sofrido no último dia 3, mas logo no início das sessões, que começaram às 14h, as transmissões foram interrompidas por instabilidade. A instabilidade afetou a transmissão de todas as seis turmas. A área de Tecnologia do Tribunal está verificando o motivo da instabilidade.

Ataque hacker

Na terça-feira, 3, os sistemas do STJ foram alvo de um ataque cibernético e a transmissão das sessões de seis colegiados foi interrompida. Os ministros e servidores foram alertados para não utilizarem computadores pessoais ligados ao sistema. O hacker conseguiu criptografar e bloquear o acesso aos dados do Tribunal. 

Em comunicado oficial nesta segunda-feira, 16, o presidente da Corte Humberto Martins informou que "o tribunal está tomando medidas para regularizar, o mais rapidamente e com segurança, o trâmite dos processos entre os tribunais do país e o STJ, para envio e recebimento de arquivos". A previsão é de que o restabelecimento do Sistema Integração deve ser concluído na quarta-feira, 18.

De acordo com S. Exa., "a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) está em permanente contato com as autoridades da Polícia Federal, num esforço conjunto para alcançar os autores do ataque hacker do dia 3 de novembro. Vale lembrar que a investigação se estende aos efeitos do ciberataque à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação ao alcance do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados".

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas