MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva"

A autora faz um apanhado desde o histórico da pessoa com deficiência até as bases pedagógicas e psicológicas do desenvolvimento do aluno com TEA.

Da Redação

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Atualizado às 11:11

A obra "O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva" (Lumen Juris - 221p.), de Sandra Lucia Garcia Massud, trata sobre o direito fundamental à educação da pessoa com a deficiência, analisando as características do transtorno e as possibilidades de progresso cognitivo e emocional com a educação inclusiva.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Esta obra é uma feliz mistura de excelência acadêmica com experiência profissional, legitimada, ainda, por uma intensa vivência pessoal. O leitor encontrará importantes apontamentos históricos sobre como a sociedade encarou as pessoas com deficiência, o que lhe permitirá contextualizar sua difícil luta para vencer os olhares e as práticas discriminatórias.

Com significativas referências multidisciplinares, o texto aborda especificamente as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), sua diversidade e complexidade, tão importantes quando se pensa em qualquer estratégia de inclusão social. A autora analisa a legislação pertinente e traz sua percepção acerca da educação inclusiva no Brasil, notadamente das pessoas com TEA, apontando caminhos possíveis em direção à supressão dos abismos encontrados entre estas e as pessoas consideradas neurotípicas.

O livro é uma fonte obrigatória não só às pessoas do mundo jurídico, mas a todas aquelas que são responsáveis direta e indiretamente por promover genuinamente a inclusão escolar desses indivíduos, tais como gestores públicos e privados, professores, familiares e as próprias pessoas com TEA. Afinal, se o que se busca é sua inserção e autonomia, não é possível falar delas sem que as mesmas tenham a oportunidade de debater seus próprios interesses.

Sobre a autora:

Sandra Lucia Garcia Massud é mestre e doutoranda em Direito Institucional pela PUC/SP. Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Atualmente é coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e coordenadora da Equipe Multidisciplinar do MPSP. É membro da Comissão Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosa do Grupo Nacional de DIreitos Humanos - CNPG e membro da AMPID.

______

Ganhador:

Giovanni Fontana, de Erechim/RS.