MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogada de caso da barragem de Mariana consegue exclusão de fake news
Postagens falsas

Advogada de caso da barragem de Mariana consegue exclusão de fake news

Ela foi acusada de usar dinheiro público para participar de eventos relacionados à sua atuação privada, no período em que ocupava cargo municipal.

Da Redação

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Atualizado às 13:10

Uma advogada do Espírito Santo conseguiu na Justiça que sejam excluídas postagens falsas veiculadas sobre ela. A profissional atua em favor de atingidos pela tragédia de Mariana e foi acusada de usar dinheiro público para participar de eventos relacionados à sua atuação privada, no período em que ocupava cargo municipal. A decisão liminar é do juiz de Direito Dener Carpaneda, de Baixo Guandu.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A autora da ação é uma advogada que atua em favor de atingidos pela tragédia de Mariana, ocorrida em 2015 com o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco. A profissional relata que após obter decisão judicial instituindo novo sistema indenizatório em favor da comissão de atingidos de Baixo Guandu, passou a ser vítima de uma série de ataques em grupos de WhatsApp e pelas redes sociais Instagram e Facebook.

Segundo a advogada, a principal informação falsa propagada é a afirmação de que ela utilizou dinheiro público para participar de eventos relacionados à sua atuação privada, como advogada em favor dos atingidos, ao tempo em que ocupava cargo no município de Baixo Guandu.

Ao analisar o pedido de urgência, o juiz pontuou que a advogada alegou que seu vínculo com o município teve fim em março de 2020 e somente então, em abril, que foi constituída pela comissão de atingidos.

"Segundo esclareceu a parte autora, realmente, ela foi beneficiada pelo empenho n.º 341/2019, veiculado naquelas publicações. Todavia, alegou que os valores recebidos não estavam vinculados à atividade privada da autora, conforme sustentam as publicações, mas sim, às suas atividades funcionais enquanto servidora do Município de Baixo Guandu."

Portanto, o magistrado concluiu que, ao tempo do recebimento de tais verbas, a autora ainda não estava atuando em nome da comissão de atingidos.

Publicidade

Na decisão, o juiz ainda falou sobre liberdade de expressão.

"A expressão, além de uma liberdade, é também uma responsabilidade, portanto, a divulgação de informações falsas não está acobertada pelo manto do direito fundamental de liberdade de expressão. Daí a máxima doutrinária de que os direitos fundamentais não podem servir como escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas."

Sendo assim, deferiu a tutela de urgência e determinou que a autora dos perfis que dispararam fake news contra a advogada faça a exclusão dos posts no prazo de 24 horas, sob pena de multa.

As advogadas Rosimere Martiniano da Silva e Luiza Nascimento Teles representam a autora da ação.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas