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Inventário Extrajudicial

5 passos para usar o marketing jurídico em casos de Inventário Extrajudicial

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Atualizado às 10:23

Sempre que acontece um falecimento, há um inventário de seus bens. O procedimento é padrão, mas o que muitos não sabem é que ele pode ser extrajudicial, ou seja, sem envolvimento do Poder Judiciário.

Ainda que não envolva a justiça diretamente, advogados são necessários para o processo que acontece em um cartório. Assim, é uma grande oportunidade de atrair potenciais clientes para seu escritório de advocacia.

Alguns requisitos necessários para o inventário extrajudicial:

- Não há testamento do falecido, ou se houve, o documento foi revogado ou caducou

- Todos concordam sobre a sucessão

- Todos os herdeiros são maiores de idade

- Um advogado tem que acompanhar a escritura

Nos inventários extrajudiciais o advogado pode representar todos os herdeiros, caso assim queiram, ou cada um pode optar por ter o seu.

Mas como usar o marketing jurídico em casos de inventário extrajudicial? Veja abaixo um passo a passo!

Passo 1: Conheça as dores do seu público-alvo

Entre as mais de 494 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: Inventário Extrajudicial.

1) Inventário extrajudicial;

2) Como fazer inventário;

3) Como fazer inventário gratuito;

4) Inventário negativo;

5) Quanto custa um inventário;

6) Inventário prazo;

7) Ação de inventário;

8) Processo de inventário;

9) Inventário cartório;

10) Inventário papéis.

Muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

Passo 2: Hora de otimizar seus resultados

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "Inventário Extrajudicial", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 160.730

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 593 (última posição na 1ª página) a 7,3k.

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: Inventário Extrajudicial. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 11 a 146 (até 2%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

Passo 3: Invista também no tráfego pago, ou o famoso Google Ads

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 7.300/mensais;

10ª posição no Google - R$ 593/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

Passo 4: Foco na primeira página do Google

Em 2019 a média de buscas no Google foi de 77,440 por segundo. São mais de 3 bilhões de buscas diárias, e a grande maioria dos usuários infelizmente não chega na página dois. Assim, ter um posicionamento na primeira página do Google é essencial para receber visitas no seu site e alavancar seus negócios.

Isso não é impossível: basta um bom conteúdo baseado em pesquisa, análise de concorrência e técnicas básicas de texto. Expertise conta, e muito, e ter uma equipe preparada para assessorar seu escritório neste processo vai acelerar seus resultados.

No curso Rumo ao Topo do Google, da 3MIND, explicamos em detalhes toda a estratégia, mas aqui vou resumir os principais pontos:

Faça uma busca no Google usando sua palavra-chave, aqui no caso "inventário extrajudicial"

Analise os dez primeiros resultados e liste os tópicos usados

Faça sua própria lista de tópicos, mais completa do que a dos concorrentes

Inclua informações recentes, como novos decretos e leis

Se seu escritório possui jurisprudência no assunto, inclua no texto

O objetivo é criar um conteúdo mais completo do que os que já estão disponíveis na internet, e assim mostrar ao algoritmo do Google que o seu merece uma posição na primeira página do buscador.

Passo 5: Invista no seu escritório e ofereça soluções jurídicas nas outras áreas do direito

Os resultados que são possíveis obter no mercado jurídico por meio do Google são impressionantes, há pouco tempo não fazíamos ideia de que existiam mais de 100 milhões de pesquisas por soluções jurídicas (mensais) no buscador.

Na página inicial, deixe claro que se trata de um escritório generalista e liste as áreas de atuação. Tenha um blog com textos contemplando todas as áreas, com conteúdo relevante e atualizado.

Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil. Se você quer aprender mais, acesse os cursos gratuitos de Marketing Jurídico da 3MIND e comece sua campanha de marketing jurídico digital de sucesso.

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