MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB pede que STJ disponibilize votos dos ministros em tempo real nos julgamentos virtuais
Ambiente virtual

OAB pede que STJ disponibilize votos dos ministros em tempo real nos julgamentos virtuais

Ordem argumenta que a impossibilidade de acompanhar os votos à medida que são proferidos impede que advogados se posicionem ou peçam esclarecimentos durante o julgamento.

Da Redação

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Atualizado às 08:44

Em ofício encaminhado ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, a OAB Nacional pede adequações nos julgamentos em ambiente virtual da Corte para que sejam disponibilizados, em tempo real, os votos proferidos pelos ministros. O documento foi protocolado nesta quinta-feira, 26.

 (Imagem: Arte Migalhas.)

(Imagem: Arte Migalhas.)

No pedido, a Ordem destaca que atualmente, o regulamento não possibilita aos interessados e público em geral acessar o voto dos ministros. Além disso, ressalta que não é permitida a visualização, durante o curso do prazo para decidir, das posições adotadas pelos demais ministros, para saber quais acolheram o voto do relator ou se houve voto divergente.

A OAB afirma, ainda, que a forma como os julgamentos virtuais estão sendo conduzidos no STJ tem impedido que os advogados que militam perante a Corte façam uso da palavra para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos e documentos ou afirmações que influenciem no julgamento dos ministros. Para a OAB, "a divulgação do voto do relator apenas no momento de publicação do resultado do julgado e a impossibilidade de acompanhar os votos à medida que são proferidos afetam sobremaneira o acesso à jurisdição constitucional, principalmente no que diz respeito à permeabilidade do Superior Tribunal de Justiça às manifestações das partes no curso das sessões".

A Ordem explica que "a publicidade e informação são elementos constituintes dos princípios do contraditório e da ampla defesa, cuja efetividade requer o acesso à informação quanto aos atos do processo e teor das decisões, bem como possibilidade de reação a estes. A plena observância dos princípios da publicidade dos julgamentos, do contraditório e da ampla defesa requer que o voto do relator, nas sessões virtuais, seja disponibilizado ao advogado e ao público em geral tão logo inserido no ambiente virtual".

Publicidade

Por fim, a OAB destaca que a implementação de um ambiente virtual aberto ao público não é medida onerosa ou desconhecida do Poder Judiciário, tendo em vista que essa dinâmica já é adotada nos julgamentos do plenário virtual do CNJ, com o lançamento do voto do relator e dos demais conselheiros do órgão. Além disso, o Supremo Tribunal Federal também alterou a sua regulamentação do plenário virtual, atendendo a um pedido da OAB, e passou a publicar o voto dos ministros em tempo real no ambiente eletrônico.

O ofício é assinado pelo presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, pelo secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, pelo presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e pelo presidente da Comissão Especial de Integração com os Tribunais Superiores, Carlos Eduardo Caputo Bastos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas