quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Migalhas

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Lançamento em 7 de dezembro

"Sem data venia": Ministro Barroso reflete sobre as mazelas do Brasil em novo livro

Em livro, Barroso aborda questões sociais sensíveis como a desigualdade e a polarização político-ideológica dos últimos tempos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

No próximo dia 7 de dezembro, o ministro do STF Luís Roberto Barroso lançará o livro "Sem Data Venia - Um olhar sobre o Brasil e o mundo", pela editora Intrínseca. Numa prosa elegante e lúcida, S. Exa. reflete sobre as mazelas do Brasil e quais são as possíveis soluções para o país.

(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF.)

(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF.)

Estudioso das questões sociais que permeiam os brasileiros, neste livro o ministro escreve para um público amplo, não acadêmico, sobre os problemas mais decadentes e sensíveis como a desigualdade, a polarização político-ideológica, a perda de representatividade dos partidos, os desafios na preservação do meio ambiente e na educação, o racismo estrutural e as ameaças à liberdade de expressão.

Em paralelo, Barroso relaciona esses temas a casos que aportaram no Judiciário, como "o desencontro ético do país, que se evidenciou no Mensalão e explodiu com a Operação Lava Jato. Uma espantosa naturalização das coisas erradas, que se materializavam em desvios de dinheiro público, propinas e achaques".

Sob uma perspectiva afiada e fundamentada em evidências, o ministro aborda a realidade atual, mas sem deixar de enfatizar o quanto avançamos nas últimas décadas, explicando que que somos, sim, capazes de encontrar o caminho para uma sociedade justa, próspera e moderna. Nas palavras dele:

"O Brasil vive um momento de refundação. Há uma velha ordem sendo empurrada para a margem da história e uma nova ordem chegando como luz ao final da madrugada. Não me refiro a governos, sejam eles quais forem, mas à cidadania e suas novas atitudes. O dia começa a nascer quando a noite é mais profunda. A claridade, porém, não é imediata. A elevação da ética pública e da ética privada no Brasil é trabalho para mais de uma geração. A notícia boa é que já começou".

(Imagem: Divulgação.)

(Imagem: Divulgação.)

A editora Intrínseca vai realizar o lançamento em uma livre na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro e pode ser acompanhada pelo link:

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 4/12/2020 13:54

LEIA MAIS