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Usucapião

Dúvidas comuns sobre usucapião

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Atualizado às 10:48

Informações do Censo 2010 indicam que há 18 milhões de propriedades urbanas ocupadas em situação irregular no país. Em situações como esta, o usucapião entra em cena: o direito de posse de um bem por tempo de utilização do mesmo.

Pode parecer simples resolver a situação dos 18 milhões de domicílios usando esta lei, mas há uma série de requisitos a serem cumpridos, e detalhes a serem observados.

Primeiro, em caso de imóveis, o usucapião pode ser aplicado em todos que não sejam bens públicos. 

Apartamentos e casas registrados e regularizados, assim como terrenos sem matrícula ou demarcação podem ser usucapidos, o termo utilizado em casos como este.

Além disso, outros pontos cruciais determinados pela Constituição Brasileira e pelo Código Civil são: o indivíduo que quer pedir usucapião de uma propriedade tem que estar no imóvel e ter a intenção de posse, que não pode ser clandestina ou por meio de violência.

Há uma série de tipos e classificações do usucapião, o que torna as buscas por informações frequentes.

Qual a palavra-chave mais buscada no Google sobre o tema? 

Entre as mais de 366 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: Usucapião.

1) Usucapião urbano;

2) Usucapião extraordinário;

3) Usucapião ordinário;

4) Ação de usucapião;

5) Usucapião quantos anos;

6) Usucapião de bem móvel;

7) Usucapião extrajudicial requisitos;

8) Usucapião como fazer;

9) Usucapião especial rural;

10) Advogado usucapião;

Perceba que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e é justamente a partir das semelhanças de pesquisa que o algoritmo do Google fornece o termo mais comum e utilizado.

Em uma simples analogia, é como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros".

Quais são os resultados possíveis a partir da palavra-chave?

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "Usucapião", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 96.760

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 5,1k (última posição na 1ª página) a 31,8k.

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: Usucapião. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 51 a 318 (até 1%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

E se eu quiser pagar para chegar mais rápido à primeira página?

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 31.800/mensais;

10ª posição no Google - R$ 5.100/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

Como o SEO pode ajudar

SEO, ou Search Engine Optimization é uma ferramenta usada para otimizar os conteúdos publicados na internet e facilitar a interface com o algoritmo do Google. Ou seja: melhorar as possibilidades do conteúdo aparecer na primeira página de resultados.

A 3MIND desenvolveu uma metodologia simples no curso Rumo ao Topo do Google para entender e aplicar o SEO. Dividimos o conceito em dois: SEO de conteúdo e SEO técnico.

O SEO de conteúdo melhora a experiência de leitura do algoritmo e também do leitor, e abrange algumas técnicas que são facilmente incorporadas a qualquer texto:

  • Título do texto deve ter até 65 caracteres e conter a palavra-chave em questão: aqui, por exemplo, "usucapião"
  • Esta mesma palavra deve aparecer no primeiro parágrafo
  • Intertítulos devem ser usados para dividir o conteúdo
  • Um sumário no início do texto, com links direcionados, ajuda a navegação e a leitura
  • Parágrafos curtos, de 3-4 linhas, funcionam melhor
  • Inclua o famoso "call to action" no final do texto: convide seu leitor a entrar em contato, comentar ou enviar suas dúvidas sobre o tema. Lembre no entanto que o call to action nunca pode vender o serviço do advogado, não deve conter valores ou incitar o usuário a entrar com uma ação judicial. Isso caracteriza mercantilização da profissão do advogado, que é vetada pelo Código de Ética da OAB e pode acarretar multa para o escritório de advocacia.

O SEO técnico envolve programação, HTML e conhecimento específico. Pontos relevantes são: carregamento rápido do site, versão web e mobile; URLs objetivas em suas páginas, imagens menores do que 1200Mb, em JPG ou PNG; e um certificado digital de segurança para o site.

Ou seja, pontos simples que garantem acesso fácil e atraem mais leitores para seu conteúdo. Potenciais clientes em busca de informação de qualidade e assessoria jurídica.

Agora que você já entendeu a importância na escolha da palavra-chave para os resultados de marketing jurídico com foco no ranqueamento orgânico do Google e já sabe como começar um conteúdo jurídico otimizado para SEO, entenda como oferecer soluções jurídicas nas outras áreas do direito.

Como oferecer soluções jurídicas nas outras áreas do direito?

A 3MIND desenvolveu a metodologia de marketing jurídico com objetivo de ranqueamento na primeira página do Google depois de acertar e errar muitas vezes em diversas estratégias de marketing digital implantadas em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil.

Estes conhecimentos se aplicam a todas às áreas do direito, e podem ajudar o seu escritório a diversificar áreas de atuação. Imagine ter uma equipe pronta a assessorar clientes em direito administrativo e trabalhista, além do empresarial?

Você conseguiria, assim, contemplar todas as necessidades do cliente e fidelizá-lo ainda mais.

Para entender melhor o que é o marketing jurídico e como ele pode alavancar os negócios do seu escritório de advocacia, inscreva-se no curso gratuito Marketing Essentials, um resumo de marketing jurídico que todos os advogados devem saber antes de começar a divulgar seus serviços na internet!

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