MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Implantação do Pix no Brasil deve considerar a experiência do usuário, defende advogado
Digital

Implantação do Pix no Brasil deve considerar a experiência do usuário, defende advogado

Sistema de pagamentos já está sendo adotado por muitos brasileiros; advogado explica o que há por trás dessa tecnologia.

Da Redação

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Atualizado às 11:29

O meio de pagamentos PIX já está sendo bastante utilizado pelos brasileiros. O advogado Rodrigo Toler, especialista em Direito Bancário e Processo Civil, que atua na área de contencioso civil e estratégico do escritório Reis Advogados, explica que a "user experience" (experiência do usuário, ou UX) deverá ser oferecida pelos agentes envolvidos no novo sistema.

  (Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil.)

(Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil.)

"Em seu artigo 86, a Resolução BCB nº 1/20, que institui o arranjo de pagamento PIX, obriga seus participantes a ofertar a experiência do usuário", afirma o advogado. "Vejo com bons olhos essa iniciativa de setores regulatórios e instituições financeiras, preocupados em desenvolver e aprimorar tecnologias visando ao usuário e permitindo acesso com mais facilidade e empatia." 

Segundo Toler, que é associado ao Ceapro - Centro de Estudos Avançados de Processo e pós-graduando em advocacia do Direito Digital e Proteção de Dados, a UX prevê a interação do usuário a determinado produto ou serviço, destacando aspectos afetivos e de experiência de uso.

Ele também relaciona o Pix ao "legal design", que une design, tecnologia e Direito. Em outubro, Toler publicou um artigo sobre a aplicabilidade pelo Poder Judiciário do "legal design", tendo em vista a experiência do usuário (acesse aqui). "Não tenho dúvidas de que o 'legal design', como forma de aprimorar a experiência do usuário no Poder Judiciário, será muito bem recebida", finaliza. 

_____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas