quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Denúncia

OAB denuncia Petrobras por contratação irregular de escritórios estrangeiros

Denúncia foi protocolada no TCU na última sexta-feira.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

A OAB protocolou, na última sexta-feira, 4, denúncia no TCU - Tribunal de Contas da União contra a Petrobras por irregularidades na contratação de escritórios de advocacia estrangeiros.

No documento, a Ordem requer que seja estabelecido um prazo de 15 dias para que a empresa cumpra todas as determinações contidas nos artigos 1º, II e 3º, da lei Federal 8.906/94 e nos artigos 1º, § 1º, II, 2º, 7º, §§ 1º e 2º, do provimento 91/00-CFOAB em todas as contratações, com ou sem licitação, já efetivadas ou a serem efetivadas, com escritórios de advocacia estrangeiros.

(Imagem: OAB)

(Imagem: OAB)

No final de janeiro deste ano, a Coordenadoria Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional da OAB instaurou procedimento administrativo para apurar a regularidade da atuação de escritórios de advocacia estrangeiros contratados pela Petrobras para prestarem consultoria em Direito Estrangeiro.

Ao analisar os contratos, a Ordem encontrou irregularidades como a contratação de escritórios de advocacia estrangeiros sem inscrição na OAB ou com inscrição irregular fora das normas estabelecidas pela OAB e alguns escritórios estrangeiros, que apesar de terem inscrição em seccional da OAB, estavam atuando fora da localidade onde o serviço foi prestado sem possuir inscrição suplementar.

"Ocorre, no entanto, que, na prática, o Estatuto da Advocacia e da OAB não tem sido observado pela Petrobras e pela maioria desses escritórios, o que pode ser confirmado pelo simples fato de não buscarem a Ordem dos Advogados do Brasil para obterem autorização de funcionamento no território brasileiro", aponta trecho da denúncia.

Com base na apuração, a OAB encaminhou expediente para as seccionais de São Paulo e do Rio de Janeiro para que sejam abertos procedimentos administrativos internos visando suspender/cancelar as inscrições como consultores estrangeiros dos escritórios irregulares e apresentou denúncia no TCU contra a Petrobras.

Publicidade

Informações: OAB.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 8/12/2020 11:15

LEIA MAIS