MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mc Carol indenizará criança por publicar vídeo em Instagram sem autorização dos pais
Direito de imagem

Mc Carol indenizará criança por publicar vídeo em Instagram sem autorização dos pais

Pelo uso indevido da imagem, a cantora deverá pagar R$ 20 mil por dano moral.

Da Redação

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Atualizado às 19:02

A juíza de Direito Daniela Ferro Affonso Rodrigues Alves, da 1ª vara Cível do RJ, condenou a cantora MC Carol a pagar dano moral a menina que apareceu em vídeo publicado no Instagram da cantora sem autorização dos pais. Pelo uso indevido da imagem, a juíza fixou o dano moral em R$ 20 mil.

 (Imagem: Marcus Leoni/Folhapress)

(Imagem: Marcus Leoni/Folhapress)

Consta nos autos que em maio de 2020 os pais da menina foram surpreendidos com a publicação de um vídeo de sua filha no Instagram da MC Carol. O vídeo mostrava uma brincadeira familiar que, segundo os autores, foi retirada de contexto. Segundo dizem, a cantora fazia duras críticas aos pais da menina e o vídeo já havia sido visualizado mais de 77 mil vezes.

Em junho deste ano, foi deferida uma liminar determinando que a cantora apagasse o vídeo.

Agora, em sentença, a juíza ponderou que a publicação do vídeo não exime a responsabilidade da cantora de propagar o conteúdo como exemplo de atitudes a serem repreendidas, "tecendo claras críticas à forma de criação da família autora e, ainda, sabedora da participação no mesmo de menor de idade. Para tal uso, não houve autorização ou anuência dos autores, não podendo a ré lastrear sua atitude na defesa de sua liberdade de expressão", disse.

Para a magistrada, a publicação demonstra maneira diversa de ser e pensar e, em se tratando de crítica vazia quanto aos valores que embasam a formação da família retratada no vídeo, "não se vislumbra qualquer objetivo relevante para a atitude perpetrada, que resultou apenas na violação do uso da imagem da menor que protagoniza o vídeo e nas diversas opiniões opostas e que repreendiam os valores professados".

"os danos advindos da conduta da ré são incontroversos. Ao reproduzir em sua página de midia social video para o qual nada além de reprovações e críticas tece, tendo sido esse mesmo vídeo inicialmente publicado em um veículo que acolhia a forma de ser daqueles indivíduos e que, além disso, continha menor de idade, deixa de transparecer existir qualquer propósito construtivo na conduta."

Por fim, condenou a cantora a pagar indenização por dano moral em RS 20 mil.

O advogado Gustavo Clementino Lima atua pelos autores.

Veja a decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas