MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ fixa três teses com condições para plano de saúde coletivo a beneficiários inativos
Direito Privado

STJ fixa três teses com condições para plano de saúde coletivo a beneficiários inativos

Relator foi o ministro Antonio Carlos Ferreira.

Da Redação

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Atualizado às 18:08

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A 2ª seção do STJ concluiu o julgamento de três recursos com status de repetitivos sobre as condições assistenciais e de custeio do plano de saúde para beneficiários inativos, nos termos do art. 31 da lei 9.656/98.

O dispositivo legal prevê que ao aposentado que contribuir, em decorrência de vínculo empregatício, pelo prazo mínimo de dez anos, é assegurado o direito de manutenção como beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma o seu pagamento integral.

As teses foram fixadas à unanimidade, após sugestão do ministro Ricardo Cueva acolhida pelo relator, ministro Antonio Carlos Ferreira.

Confira:

1 "Eventuais mudanças de operadora de plano de saúde, de modelo de prestação de serviços, de forma de custeio e de valores de contribuição não implicam interrupção da contagem do prazo de 10 anos previsto no art. 31 da lei 9.656/1998, devendo haver a soma dos períodos contributivos para fins de cálculo da manutenção proporcional ou indeterminada do trabalhador aposentado no plano coletivo empresarial."

2 "O art. 31 da lei 9.656/1998 impõe que ativos e inativos sejam inseridos em plano de saúde coletivo único contendo as mesmas condições de cobertura assistencial e de prestação de serviços, o que inclui para todo universo de beneficiários a igualdade de modelo de pagamento e de valor de contribuição, admitindo-se a diferenciação por faixa etária se for contratada para todos, cabendo ao inativo o custeio integral, cujo valor pode ser obtido com a soma de sua cota-parte com a parcela que, quanto aos ativos, é proporcionalmente suportada pelo empregador.

3 "O ex-empregado aposentado, preenchidos os requisitos do art. 31 da lei 9.656/1998, não tem direito adquirido de se manter no mesmo plano privado de assistência saúde vigente na época da aposentadoria, podendo haver a substituição quanto a operadora e alteração doo modelo de prestação de serviços, da forma de custeio e dos respectivos valores, desde que mantida a paridade com o modelo dos trabalhadores ativos e facultada a portabilidade de carências."

Ficou vencida em parte a ministra Nancy Andrighi com relação à redação da última tese - S. Exa. era a favor da exclusão no enunciado do trecho relativo à portabilidade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas