MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autor da Editora Mizuno esclarece conceitos de crime formal, crime material e crime de mera conduta
Crime

Autor da Editora Mizuno esclarece conceitos de crime formal, crime material e crime de mera conduta

Obra busca proporcionar um estudo preciso sobre o Direito Penal de modo a permitir que o leitor realize um exame rápido, porém, com compromisso científico e educacional.

Da Redação

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Atualizado às 13:16

Renne do Ó de Souza, autor da obra "Resumo de Direito Penal", da Coleção Resumos Jurídicos da Editora Mizuno, explica os conceitos de crime formal, crime material e crime de mera conduta.

 (Imagem: Arte Divulgação)

(Imagem: Arte Divulgação)

Crime material

Aquele em que o tipo penal descreve a conduta humana e o resultado naturalístico, exigindo-se a produção desse resultado para a consumação do crime.

Exemplo: Crime de homicídio

Crime formal

Aquele em que o tipo penal descreve a conduta humana e o resultado naturalístico, porém a produção desse resultado é indiferente para a consumação do crime.

Exemplo: Extorsão.

Crime de mera conduta

Aquele em que o tipo penal descreve apenas a conduta humana, não havendo sequer a possibilidade de ocorrência de um resultado naturalístico.

Exemplo: Ato obsceno.

_________

Saiba mais sobre a "Coleção Resumos Jurídicos"

Com uma linguagem simples e direta, a Coleção Resumos Jurídicos da Editora Mizuno tem por objetivo proporcionar um estudo preciso sobre cada uma das disciplinas do direito de modo a permitir que o leitor realize um exame rápido, porém, com compromisso científico e educacional.

Cada um dos volumes da coleção aborda as matérias de forma condensada, em um volume único, o que facilita uma visão geral e concisa sobre o conteúdo programático desses temas. Assim, seja para uma compreensão inicial da matéria, seja para uma revisão ou consulta rápida ou mesmo para a preparação para concursos públicos, a presente coleção visa proporcionar um estudo sintonizado com o mundo jurídico contemporâneo, marcado pela necessidade de especialidade e qualidade dos profissionais do direito.

A coleção Resumos Jurídicos da Editora Mizuno foi pensada para preencher uma lacuna no mercado jurídico brasileiro: oferecer uma fonte de estudos que une qualidade e simplicidade, atributos para todos aqueles que almejam sucesso nas carreiras jurídicas.

_________

Renee do Ó Souza
Mestre pelo Centro Universitário de Brasília-Uniceub. Pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Civil e Difusos e Coletivos. Membro do Ministério Público de Mato Grosso. Professor e autor de obras jurídicas.

_________

_________

t