MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Migalhas nº 5.000: A história nestes 20 anos
Portal

Migalhas nº 5.000: A história nestes 20 anos

Com a missão de produzir informação jurídica de qualidade, com humor e olhar crítico, Migalhas criou diversos serviços e produtos desde a edição nº 1. Confira.

Da Redação

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atualizado às 07:48

Tudo começou de um sonho. Mas nem o sonho mais extraordinário conseguiria prever a trajetória deste nosso matutino da mídia ao longo dos últimos 20 anos até a edição desta terça-feira, 15.

Estamos, vejam só, na edição de nº 5.000.

O que teve início com um despretensioso e-mail enviado para um pequeno grupo de advogados se tornou a maior comunidade jurídica do país, quiça do mundo, a confraria dos migalheiros.

Entre informativo, site e redes sociais, dezenas de milhões de leitores são abastecidos, todos os dias, com as principais informações do meio jurídico e político. E o melhor: gratuitamente.

Ao longo destas cinco mil edições, o jornalismo ganhou a companhia de diversas outras atividades e serviços para atender à demanda dos leitores. Foi assim que nasceu a seção Correspondentes, uma Editora de livros e até uma produtora de Eventos, todas voltadas ao aprimoramento da comunidade migalheira e buscando oferecer soluções e serviços dos operadores do Direito do século XXI.

Há cinco anos, inaugurou um grande parque gráfico, 100% adaptado às demandas ecológicas, de onde o amado Diretor comanda com pulso firme a devota equipe.

Tantas conquistas só foram possíveis porque contávamos com o bem mais precioso de um veículo de comunicação: a confiança dos nossos leitores, queridos migalheiros.

Seguimos lado a lado informando as grandes transformações e os episódios mais relevantes para o Brasil. E não foram poucos: diversas reformas legislativas, mensalão e Lava Jato, impeachment de presidente da República, etc. Houve até, quem poderia imaginar!, uma pandemia mundial.

Nem o mais ousado dos sonhos teria preconizado tudo o que estava por vir. No meio do caminho, muitos foram os desafios e aprendizados. E uma única certeza: seguimos firmes na convicção de bem informar a comunidade jurídica, com bom humor e olhar crítico, ao longo das próximas 5.000 edições.

Estaremos juntos!

2000
Nasce o informativo, composto por pequenas notas com fundo jurídico e enviado por e-mail, gratuitamente, a um pequeno grupo de advogados. 



2002
Com o aumento do número de leitores foi necessário aumentar o espaço virtual, permitindo que outros pudessem dizer, falar, bradar, debater. Surgia a maior ágora do mundo do Direito, o site Migalhas.


2005
O início da TV Migalhas foi marcado pelo dr. Pintassilgo, o pássaro da Justiça que pousou em mais de cem comarcas do Estado de SP fazendo um diagnóstico humano do Judiciário brasileiro.

Já para a plataforma do Correspondentes, uma equipe foi treinada para atender, de forma ágil e eficiente, todas as solicitações daqueles que porventura procurassem correspondentes em vários cantos do país. 

E com chave de ouro demos o start com as publicações da Editora Migalhas.


2006

Atendendo aos diversos pedidos, do Brasil e do exterior, de interessados em entrar em contato com bancas de advogados, Migalhas inaugurou, em julho de 2006, uma nova seção em seu portal. O Catálogo Jurídico de Escritórios foi inédito no país.


2010
Com uma década já de profícuo trabalho no jornalismo digital, abraçamos a onda das redes sociais, criando o perfil do Migalhas no Twitter.

Twitter


2011
No ano seguinte, foi a vez do perfil no Facebook e todas as outras que vieram na sequência.

Facebook


2012
Com o intuito de auxiliar no aprimoramento profissional dos migalheiros, realizamos o primeiro seminário jurídico.


2013
O grupo Estado, do jornal O Estado de S. Paulo, lançou um broadcast com informações políticas e jurídicas, estas últimas produzidas pelo Migalhas, uma parceria que já conta sete anos de sucesso.


2014
Diante do crescimento da comunidade migalheira, foi necessário ampliar a cobertura do poderoso rotativo. Migalhas passou a cobrir diariamente as principais sessões de julgamento dos Tribunais Superiores em Brasília e marcar presença nos mais destacados eventos jurídicos na capital paulista.


2015
Neste ano, mudamos para a atual sede, um grande complexo gráfico onde são produzidas as principais notícias jurídico-políticas que abastecem os milhões de migalheiros diários.


2015
Criado o perfil do Migalhas no Instagram.

Instagram


2016
Pioneiro no país, Migalhas passou a enviar aos leitores, via WhatsApp, pílulas de informação com os destaques do informativo diário e breaking news. Atualmente, dezenas de milhares de leitores recebem as notícias pelo aplicativo.

WhatsApp


2019
Verdadeiro mentor do Migalhas, Goffredo Telles Junior foi homenageado com a 10ª Semana Goffrediana, realizada anualmente em memória do eterno Mestre.


2020
Neste ano, Migalhas expandiu sua atuação com a parceria com o site UOL, abastecendo o portal com informações do meio jurídico.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas