MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Veirano Advogados amplia ações de diversidade e responsabilidade social
Lançamento

Veirano Advogados amplia ações de diversidade e responsabilidade social

Programa "Veirano Transforma" tem como objetivo contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 13:31

O escritório Veirano Advogados amplia suas ações de diversidade e de responsabilidade social com o lançamento do "Veirano Transforma", programa que destina parte dos recursos humanos e financeiros da banca a ações ligadas à diversidade, cultura e educação. Todos os projetos apoiados têm como premissa ampliar o acesso à inclusão social e a promoção de políticas que proporcionem uma sociedade mais diversa e justa.

"Em nome do compromisso com as pessoas e com a pluralidade, o escritório realiza parcerias de cunho social desde a sua fundação e agora passa a contar com um Comitê de Responsabilidade Social voltado para o desenvolvimento da iniciativa. O coletivo envolve a participação de membros do corpo jurídico e administrativo, dedicados a contribuir na organização das programações", explica Christiane Sauerbronn, supervisora de marketing do Veirano Advogados e integrante dos comitês de Diversidade & Inclusão e de Responsabilidade Social.

 (Imagem: Divulgação)

Christiane Sauerbronn(Imagem: Divulgação)

Toda a equipe, incluindo a liderança, passou por treinamentos de sensibilização. As avaliações de desempenho passaram a contar com aspectos de diversidade e inclusão.

O escritório firmou 14 parcerias ao longo deste ano e pretende concretizar mais projetos e parcerias em 2021. Quatro linhas de ações foram definidas para colocar o Veirano Transforma em prática: pro bono, voluntariado, doação via renúncia fiscal e doação direta.

Modalidades de atuação e instituições apoiadas

O pro bono consiste na prestação de serviços jurídicos de forma gratuita para empresas que não dispõem de recursos para a contratação de um profissional. Em 2021 a atuação será ampliada e receberá caráter institucional. O escritório conta com a parceria do Instituto Pro Bono para direcionar as demandas de instituições sem fins lucrativos que estejam alinhadas com os critérios internos. Entre as beneficiadas ao longo de 2020 estão o Instituto PROA, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), entre outras.

As doações diretas ocorrem por meio do direcionamento de recursos ou apoio financeiro para instituições e campanhas. Ao longo de 2020, o Veirano Advogados foi o principal apoiador do curso pré-vestibular social Amplia FGV (RJ). O escritório também contribuiu com a Campanha Incluir Digital, promovida pelo CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados em parceria com a EDUCAFRO, com o objetivo de adquirir tablets e arrecadar equipamentos usados. A ação contou com a doação de 18 aparelhos.

 Já o voluntariado demanda a dedicação de tempo, sem remuneração, para atividades de bem estar social e outros segmentos. Há a possibilidade de realizar ações de forma física, virtual e por meio de doações. Este ano, o Prêmio Personalidade França Brasil, uma homenagem ao valor da solidariedade em prol do Rio de Janeiro, está sendo apoiado.

Por fim, a doação via renúncia fiscal destina 9% do lucro real em impostos devidos para projetos sociais, culturais e esportivos com o objetivo de fomentar desenvolvimento social e econômico. O escritório atua com essa modalidade desde 2015 e algumas instituições foram beneficiadas ao longo desse período. Do total percentual doado, 4% é proveniente da Lei Rouanet, 1% da Lei do Esporte, 1% da Lei do Idoso, 1% do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), 1% do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) e 1% do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

Processo seletivo com foco em diversidade

Neste ano o Veirano Advogados tornou o processo seletivo mais inclusivo, ampliando a contratação de profissionais diversos. O processo de recrutamento se tornou mais flexível, promovendo a seleção de candidatos oriundos de universidades menos tradicionais e sem fluência em um segundo idioma. Também foram anunciadas vagas em plataformas voltadas para a inclusão, como a TransEmpregos, um dos maiores bancos de dados de currículos de profissionais transgêneros.

Histórico de atuação em causas sociais

Em 2018 o Veirano Advogados consolidou a diversidade como um tema estratégico, tanto em suas estruturas internas como também em muitos debates e eventos com stakeholders diversos. Parte dessas ações pode ser percebida pelo engajamento de uma parcela significativa dos colaboradores em participar de grupos de afinidade para discussão sobre medidas de diversidade e inclusão no escritório. Dentre as diversas iniciativas do escritório na promoção de maior diversidade e inclusão, duas mereceram destaque: a adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ - que conta com a participação de 64 empresas na promoção de direitos e respeito à comunidade LGBT+ - e à Aliança Jurídica para Equidade Racial, iniciativa composta por nove escritórios para tratar de assuntos relacionados à diversidade. 

No final de 2015 foi criado o comitê de diversidade com o intuito de desenvolver uma série de ações internas e construir um ambiente ainda mais diverso e inclusivo. Desde 2016, diversas ações internas já foram realizadas para destacar e debater o tema. Além disso, o escritório também aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global, e consolidou sua participação no Comitê de Diversidade da AmCham Brasil. 

Em maio de 2017, Veirano Advogados patrocinou o evento Chambers Diversity Seminar, intitulado "Diversidade e Inclusão como motor da Inovação", em que se debateu o estado atual de diversidade, liderança de pensamento e melhores práticas de diversidade no mundo corporativo. 

Ainda em 2018 outros dois eventos ajudaram a promover o assunto interna e externamente.  O evento "Diversidade Racial em Carreiras Jurídicas Públicas", realizado em março, reuniu Júlio de Castilhos, procurador da República e ex-procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo, e de Mylene Pereira Ramos, juíza do TRT/SP. Em novembro foi a vez de promover mesa redonda para formalizar a adesão do escritório ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, contando com a presença de Márcia Rocha, primeira advogada trans a obter direito de usar nome social na OAB, e de Reinaldo Bulgarelli, consultor e secretário executivo do Fórum. 

Em 2019 o escritório foi indicado ao prêmio Chambers Diversity & Inclusion 2019 em quatro categorias, tendo vencido uma delas. As categorias foram: Minority Lawyer of the Year (o sócio Raphael Moreira venceu nesta categoria), Outstanding Firm for Furthering Diversity and Inclusion, Most Pioneering Firm for Gender Diversity, Most Inclusive Firm for Minority Lawyers and Future Leader - LGBT+ Equality (Consultor Vitor Castro).

Em 2020 a associada Mayara Sant'Anna foi altamente recomendada como Diversity & Inclusion Future Leader, durante a cerimônia prêmio Chambers Diversity & Inclusion, por conta de seu trabalho para promoção da inclusão e equidade no Brasil ao longo do último ano.

t